Contente
A antiga arte do Egito é uma inesgotável fonte de fascínio para o mundo moderno. Famosos por suas mercadorias faraônicas e funerárias, os egípcios tinham uma estética singular de fácil reconhecimento. Projetos de artesanato são uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre a arte egípcia proporcionando a eles um momento agradável enquanto aprendem.
Antigo templo egípcio (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
Máscara de faraó
As máscaras de faraó são, por excelência, o símbolo da arte funerária egípcia. Feita no antigo Egito para se usar por cima da face do corpo mumificado, a máscara de faraó mais famosa é a do rei Tutancâmon.
As crianças podem fazer suas próprias versões de máscara de faraó usando uma simples máscara facial branca, de papel machê e pintura. A máscara deve ter o contorno dos olhos em preto e um gorro listrado. Este tipo de artesanato é adequado para crianças no sexto ano escolar ou superior.
Máscara funerária de Tutancâmon (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)Múmia de rolo de papel
Crianças com idades entre três e acima podem fazer uma múmia usando rolos de papel higiênico - este é um grande projeto para o Dia das Bruxas.
Tudo que você precisa é de um rolo de papel higiênico, papel toalha, canetinhas e fita adesiva. Desenhe e recorte a face da múmia, braços e pernas em papel cartão. Enrole as tiras de papel higiênico amassado em torno do rolo de papelão. Use fita adesiva para fixar o papel higiênico no rolo, depois cole o rosto e os membros, e sua múmia de papel higiênico está pronta.
Cartouche
O cartouche é basicamente um identificador de nome. Esses itens eram feitos para os reis, rainhas e outros membros de alta patente no antigo Egito, soletrando o nome da pessoa em hieróglifos.
Dê uma cópia do alfabeto hieróglifo egípcio que também mostre as letras correspondentes em português (disponíveis online). A criança pode então soletrar seu nome em hieróglifos sobre uma placa de barro. Este tipo de artesanato é adequado para crianças de cinco anos ou mais.