Contente
Baleias dormem sem se afogar (Credit: Tuttle, Stephen - Copyright: Public Domain)
Introdução
Os cientistas entendem muito pouco sobre como as baleias dormem. Uma observação de cachalotes na costa norte do Chile deu algumas explicações sobre o assunto.
Respiração
Para responder a essa questão, é necessário que primeiro se entenda como elas respiram. Baleias respiram oxigênio do ar e precisam ir à superfície para respirar. Humanos não precisam pensar conscientemente sobre sua respiração, mas baleias precisam. Elas seguram a respiração quando estão submersas e inalam e exalam através de narinas localizadas no topo de suas cabeças quando emergem, algo que precisam fazer periodicamente para sobreviver. Não é muito diferente de um humano nadando: nós seguramos o ar debaixo d'água e respiramos na superfície. Você consegue imaginar como é dormir submerso? Enquanto dormisse, seria necessário continuar consciente de segurar a respiração e continuar consciente de que seria preciso ir à superfície quando o suprimento de oxigênio acabasse: é isso que as baleias fazem.
Padrão de sono
Alguns cientistas teorizam que apenas metade do cérebro da baleia dorme de cada vez, deixando a parte acordada responder aos requerimentos de ar e aos arredores. As observações dos cientistas no norte do Chile que observaram as baleias dormindo na natureza sugerem que ambos os lados de seus cérebros dormem simultaneamente. Eles observaram um grupo de baleias dormindo logo abaixo da superfície da água em posição vertical, com as cabeças apontando para a superfície. Elas emergiram para respirar e retomaram a posição vertical logo abaixo da água. Algumas delas tinham ambos os olhos fechados e não respondiam aos barcos próximos; uma delas não respondeu até que um barco acidentalmente batesse nela. A falta de resposta às proximidades sugere que todo o cérebro das baleias estava dormindo ao mesmo tempo. O fato de que uma delas acordou quando atingida por um barco fortalece a ideia do sono com todo o cérebro. A baleia estava indiferente e aparentemente não percebeu o barco até que este a tocasse e a acordasse.
Conclusão
Cientistas não entendem completamente como uma baleia consegue dormir sem se afogar. É óbvio que seus cérebros e corpos funcionam de maneiras diferentes das dos humanos, o que garante a habilidade de dormirem submersas sem se afogarem. Os pesquisadores tiveram oportunidades limitadas de observação de baleias dormindo na natureza. Desta maneira, eles teorizam que os animais dormem apenas por curtos períodos de tempo.