Contente
Cachorros se comportam de maneiras variadas para comunicar suas necessidades aos seus donos. Chorar e andar sem rumo são dois dos muitos comportamentos caninos que podem indicar problemas de ansiedade a uma necessidade por atenção ou desconforto físico. Em alguns casos, o treinamento pode corrigir esses comportamentos indesejados. Em outros, entretanto, aliviar a causa subjacente ao comportamento pode requerer tratamento médico. No geral, não ignore o choro do seu cachorro; esse comportamento geralmente ocorre por uma razão.
Chorar e andar sem rumo geralmente são comportamentos que ocorrem por algum motivo (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Ansiedade
Os cães geralmente sentem ansiedade e demonstram isso em agitação (como andar sem rumo) e choro. A ansiedade, às vezes, resulta da separação, ruptura na rotina ou outra situação estressante. Nesses casos, o choro do cachorro pode ser involuntário e incorrigível sem o tratamento da causa da ansiedade em si. Manter uma rotina regular, com bastante exercício e usando um tratamento com feromônio calmante pode ajudar a abrandar a ansiedade nos cães.
A ansiedade pode causar comportamentos indesejáveis, incluindo o choro (Comstock Images/Comstock/Getty Images)Atenção
Muitos cães usam o choro como maneira de comunicarem uma necessidade aos donos, seja a necessidade de afeição, comida ou agrados. Para corrigir o choro que chama por atenção, ignore o cachorro até que ele pare; além disso, quando o cão procurar atenção sem chorar (como estender a pata ou cheirar a mão), reforce o comportamento com agrados e carinho. Treinamento profissional pode ajudar a corrigir o choro que chama por atenção.
Cães podem aprender maneiras não vocais de procurar atenção (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Doenças físicas
Doenças físicas e desconforto em cães podem resultar em comportamentos como o choro e o andar excessivo e sem rumo. Em particular, a caminhada sem rumo pode ser um sinal de dor ou angústia no animal, possivelmente vinda de problemas digestivos ou estômago cheio. Um choro repentino e ritmado pode indicar que o cão está sentindo muita dor; marque uma consulta com o veterinário para eliminar problemas sérios.
Choro e andar sem rumo podem indicar uma doença física (Dean Golja/Digital Vision/Getty Images)Cães idosos
Conforme envelhecem, o comportamento e hábitos dos cães mudam e um cachorro antes calmo pode se tornar propenso a andar sem rumo ou chorar mais do que no passado. Isso pode ser resultado de mudanças físicas, como perda de pelos, ou de mudanças cognitivas, como o decréscimo da adaptabilidade à mudança. Os donos devem se atentar a atividades que desencadeiem o comportamento, como separação, e discutir as causas possíveis e tratamentos com o veterinário.
Conforme os cães envelhecem, o comportamento pode mudar (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)