Contente
O cisne negro é nativo da Austrália. É uma grande ave aquática com o pescoço curvado e um bico num tom laranja profundo. Sua plumagem é em grande parte negra, como o próprio nome sugere, embora as pontas das asas possam ter alguns pontos de branco. O cisne negro é um herbívoro, ou seja, sua dieta é restrita em grande parte à vegetação, como capim e algas.
Os cisnes negros, nativos da Austrália, comem apenas plantas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Alimentos favoritos
Os cisnes negros subsistem principalmente de folhas, juncos e outras plantas encontradas na água rasa em que eles preferem nadar. Eles comem uma variedade de plantas aquáticas, mas algas e lentilha estão entre seus favoritos. Eles ocasionalmente comem alguns insetos e pequenos invertebrados encontrados na água. No entanto, essas criaturas normalmente são ingeridas apenas incidentalmente.
Métodos de alimentação
Os cisnes negros passam a maior parte do seu tempo na água, mas não mergulham para encontrar o alimento. Eles "mexem" em águas rasas, mergulhando seus bicos apenas o suficiente para se alimentar de algas e outras plantas perto da superfície. Em águas mais profundas, os cisnes se curvam para a frente e mergulham seus longos pescoços, com as pernas e rabo esticados para cima. Esta técnica, que observadores chamam erigir, que lhes permite agarrar e puxar ervas daninhas.
Encontrar comida
Na maioria das vezes, encontrar alimentos não é um problema para o cisne negro. Ervas marinhas e outras plantas são normalmente abundantes nos pântanos e lagos rasos onde os cisnes na maioria das vezes habitam. Às vezes, os pássaros deixam suas casas aquáticas para se alimentar das plantas em terra, e às vezes eles comem sementes. Eles são desajeitados quando andam, assim se alimentar em terra é um pouco difícil.
Alimentar com as mãos
Em lugares onde patos, gansos e cisnes muitas vezes nadam, as pessoas têm uma tendência a alimentá-los. Os cisnes negros, como outras aves aquáticas, geralmente gostam de pão e outras ofertas, mas a alimentação com mão é desencorajada. Ambientalistas e amantes da vida selvagem temem que a alimentação com a mão vai levá-los a perder suas habilidades instintivas de alimentação, tornando-os dependentes de seres humanos para a sobrevivência.