Como determinar a profundidade de um lençol freático

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 16 Agosto 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Como determinar a profundidade de um lençol freático - Artigos
Como determinar a profundidade de um lençol freático - Artigos

Contente

É importante conhecer aproximadamente a profundidade do lençol freático local ao planejar cavar ou perfurar um poço. Conhecer a profundidade que você precisará cavar pode dar uma ideia sobre os custos do projeto e qual é seu custo-benefício nesse local. Também é importante estar atento aos níveis de águas subterrâneas ao planejar uma escavação pois cavar no local errado pode levar a problemas futuros como umidade em um novo porão.


Instruções

Conhecer a profundidade do lençol freático é importante ao cavar um poço (well image by Dragana Petrovic from Fotolia.com)

    Examine outros poços

  1. Pergunte a seus vizinhos mais próximos se pode olhar seus poços. Poços cavados já estabelecidos podem ser examinados visualmente, enquanto poços perfurados, que frequentemente são mais profundos, podem precisar de métodos mais complexos para serem examinados, como um medidor elétrico de profundidade.

  2. Registre a profundidade em que a água é encontrada em cada um dos poços vizinhos. Usando um mapa topográfico, faça ajustes para a elevação na superfície da terra no local de cada um dos poços e estabeleça uma medida padrão acima do nível do mar para o lençol freático em cada local.


  3. Extrapole onde o lençol está no local de seu poço utilizando as informações obtidas para ter uma estimativa razoável.

    Utilize um radiestesista

  1. Contrate um radiestesista para testar sua propriedade. A radiestesia é um processo em que uma pessoa treinada ou com um "dom" utiliza uma forquilha ou um pêndulo e, através de técnicas que não são cientificamente quantificáveis, determinam a localização de águas subterrâneas. A radiestesia é uma prática controversa: algumas pessoas a defendem fervorosamente enquanto outras a rejeitam como bobagem. Faça seu próprio julgamento.

  2. Peça ao radiestesista que vá até sua propriedade e determine a melhor localização para encontrar água a uma distância mínima da superfície para minimizar os gastos com a perfuração ou escavação. Peça que ele examine toda a propriedade e identifique múltiplos locais possíveis para um poço, caso suas primeiras escolhas não possam ser utilizadas.


  3. Peça ao radiestesista que não apenas estime a localização da água, mas também sua qualidade e a quantidade de galões por minuto que possa vir a produzir. Caso tenha dúvidas a respeito das conclusões dele, é possível tentar confirmá-las ou descartá-las cavando buracos de teste ou utilizando outros métodos mais científicos como o exame da topografia e dos lençóis freáticos locais.

O que você precisa

  • Mapas topográficos
  • Fita métrica
  • Forquilha
  • Pêndulo