Contente
Os termos "cerâmica" e "olaria" são frequentemente utilizados indistintamente, mas, na verdade, essas duas palavras não são sinônimos. Embora existam diversas semelhanças entre as peças de cerâmica e de olaria, cada uma delas pode incluir alguns itens que não fazem parte do outro universo do outro. As diferenças entre esses dois termos estão relacionadas aos materiais e às peças sendo feitas.
Todos os projetos de cerâmica começam com um pedaço de argila (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
O que é cerâmica?
Uma peça de cerâmica é qualquer coisa feita de argila seca e colocada em um forno bem quente para endurecer. O processo no forno cria uma reação cristalina com algumas partículas da argila, pois a cerâmica contém alguns dos mesmos tipos de minerais que produzem o vidro. Quando esses minerais são expostos ao calor, eles criam uma estrutura de ligação com aparência de vidro dentro da peça da argila. Isso a endurece e deixa à prova de água e quebradiça.
O que é olaria?
A maioria da olaria é feita de cerâmica. Para que seja qualificada como olaria, a peça em questão deve ser um recipiente ou um prato de algum tipo, seja apenas para decoração ou para uso como uma louça para refeições. Geralmente, o termo "olaria" refere-se apenas àquelas peças feitas a partir do material de cerâmica. Isso inclui as cerâmicas de barro, que são argilas de fogo baixo ásperas, e cerâmicas de porcelanas, mais parecidas com vidro.
Outras cerâmicas
As cerâmicas que não são recipientes ou louças não são classificadas como olaria, embora sejam feitas dos mesmos materiais e com o mesmo processo no forno. Um dos mais comuns e conhecidos usos das cerâmicas não fabricadas na olaria são as figuras e outros elementos decorativos, além de cerâmicas que podem ser utilizadas em aplicações e estruturas industriais. Muitos tijolos são feitos de cerâmica, assim como são alguns tipos de pisos e canos. Na engenharia, peças de cerâmica são utilizadas em aparelhos elétricos e itens como implantes médicos.
Olarias não-cerâmicas
Geralmente, os vasos não-cerâmicos não são classificados como artesanato de olaria, mas essa classificação pode variar dependendo da opinião. Panelas de barro de artesanato que são apenas endurecidas ao ar livre ou que são feitas a partir de argilas de polímero são apenas decorativas, mas são esculpidas usando as mesmas técnicas que criam a cerâmica de olaria. Panelas e recipientes podem também ser feitos de materiais como plástico, madeiras ou metal.