Contente
Existem muitas diferenças entre papel e tela. Além do material com o qual são fabricados, seu uso também varia. A tela é uma material muito mais forte do que o papel e é usada em muitos campos diferentes enquanto o papel possui uma textura mais macia. Ambos são geralmente usados em estúdios de arte e também na impressão de fotografias.
As telas geralmente são utilizadas na pintura (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
Papel
O papel é fabricado a partir da celulose, uma planta fibrosa encontrada na madeira, que é misturada com água formando uma polpa, quimicamente tratada, drenada e cortada em tamanhos. Pode ser tingido em diferentes cores e sua textura pode variar do macio ao áspero. É usado principalmente na transferência de informações em livros, jornais, na escola e no trabalho. Pode ser usado também na impressão ou pintura, e quando combinado com água e cola dá origem ao papel machê.
Tela
Diferente do papel, a tela é um "entrelaçamento firme de fios, geralmente linho, cânhamo ou algodão", de acordo com o Dicionário Merriam-Webster. Tradicionalmente as telas eram usadas em barcos ou tendas, embora tenham sido substituídas por materiais sintéticos. Algumas roupas e sacolas ainda são feitas de tela. Ela pode ser esticada ou apoiada e se utilizada como superfície para pintura ou ter imagens e fotografias impressas sobre ela.
Diferenças em arte
Optar por pintar em tela ou papel é uma escolha muitas vezes enfrentada pelos artistas. Ambos possuem diferentes pontos fortes e fracos. O tipo de tinta utilizado, o tamanho pretendido para a peça e a qualidade da tela ou do papel devem ser levados em consideração. Com o papel é melhor usar lápis, carvão, pastel ou aquarela por causa de sua textura macia. Peças maiores ou pinturas com óleo e tinta acrílica, que são tintas mais pesadas, apresentam melhores resultados em tela.
Diferenças em fotografia
Outra área onde as diferenças entre papel e tela chamam a atenção é na montagem de fotografias. As imagens podem ser impressas em papel fotográfico fosco ou brilhoso e também em grandes telas. A diferença entre a tela e o papel é que as fotografias impressas sobre a tela podem ser muito maiores, parecendo pinturas e o papel fotográfico necessita da emolduramento. No entanto, em função da textura mais grosseira da tela, imagens muito detalhadas são melhores impressas em papel, já que o entrelaçamento que forma a tela pode atrapalhar e interferir na imagem.