Uma doença em peixes-palhaço contendo manchas brancas

Autor: John Pratt
Data De Criação: 11 Janeiro 2021
Data De Atualização: 28 Novembro 2024
Anonim
Uma doença em peixes-palhaço contendo manchas brancas - Artigos
Uma doença em peixes-palhaço contendo manchas brancas - Artigos

Contente

Os peixes, como qualquer outro animal de estimação, necessitam de cuidados apropriados para se manterem saudáveis. Uma das doenças mais comuns que podem ocorrer com esses animais, incluindo os peixes-palhaço, é a doença da mancha branca, também conhecida como ictio. Felizmente, pelo fato da doença ser tão comum, existem tratamentos disponíveis em petshops.


A forte coloração do peixe-palhaço torna as manchas brancas fáceis de serem notadas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Sinais e sintomas

A doença da mancha branca é uma enfermidade muito comum em peixes de água doce e é facilmente detectada em peixes-palhaço. Se o seu peixe começou a apresentar manchas brancas pelo corpo, ele pode ter adquirido a doença. Outro sintoma físico do ictio em peixes-palhaço é a perca da coloração nesses animais. Ele também pode ir à superfície mais frequentemente em busca de ar, isso deve-se à obstrução das brânquias. Se o peixe estiver esfregando em objetos do aquário pode também ser um sinal da doença.

Causa da doença da mancha branca

A doença da mancha branca, ou ictio, é geralmente causada por um parasita chamado Cryptocaryon. Essa doença é extremamente contagiosa. Esses parasitas são comumente encontrados sob a pele do animal e alimentam-se do seu tecido epitelial. Eles recebem essa denominação devido ao envólucro cístico que apresentam. Um parasita adulto emergirá e irá para o fundo do aquário, multiplicando-se dentro de uma cápsula que posteriormente eclodirá e infectará os peixes do local. Essa doença é causada por temperaturas muito frias da água.


Tratamento

A doença da mancha branca pode ser tratada utilizando diversos medicamentos à base de cobre, que podem ser encontrados em petshops. Pode ser necessário repetir o ciclo do tratamento como referenciado no rótulo. Também é benéfico aumentar a temperatura da água a um valor de, no máximo, 28 ºC. Concomitantemente ao aumento da temperatura, é importante aumentar a aeração no aquário, pois, em temperaturas elevadas, a solubilidade do oxigênio na água diminui.

Prevenção

A prevenção do ictio é uma parte importante da manutenção do aquário. Os novos peixes devem ser mantidos separados por um período mínimo de 10 dias antes de introduzi-los aos outros animais. Isso assegurará que eles não adquiram a doença. Também é importante manter um aquário limpo que seja grande o suficiente para acomodar todos os peixes e que possua um sistema de filtração eficiente. Crie um ambiente livre de estresse para o peixe-palhaço ao fornecer locais que sirvam de esconderijos pelo aquário. Trate o animal que aparenta estar doente para evitar que a doença espalhe-se para os demais.