Contente
Os ácidos graxos ômega-3 possui um efeito de anti-inflamatório em humanos e animais, e os gatos não são uma exceção. Se você está alimentando seu gato com uma dieta comum rica em grãos, é uma boa ideia fornecê-lo com um suplemento de ômega-3.
Formas
Os suplementos de óleo de peixe vêm em forma líquida ou em comprimidos. É aconselhado optar pelos comprimidos para uma dosagem mais fácil ou se você estiver viajando. A forma líquida pode ser medida e então adicionada à alimentação do seu gato ou oferecida sozinha. Seu gato provavelmente gostará do sabor e cheiro.
Dosagem
Como cada gato é diferente, você precisará escolher a dose de acordo. Siga o rótulo do seu produto preferido ao usar o óleo de peixe para benefícios de pele e pelos. O Nordic Naturals sugere 1500 mg para 20 kg de peso corporal ou 1/4 de uma colher com o produto em forma líquida para cada gato. O Animais Essentials sugere 1 cápsula por 20 kg de peso corporal. Se você está tratando de doenças específicas, seu gato pode precisar de uma dose muito maior do que a prescrita no rótulo. Consulte seu veterinário para saber o procedimento mais adequado.
Período de tempo
Administre o óleo de peixe por pelo menos 12 semanas, pois pode levar esse tempo para ver qualquer benefício.
Aviso
A suplementação de óleo de peixe tem poucos riscos associados a ela. No entanto, é possível aumentar a dosagem para seu gato. Se você notar sinais de superdosagem, como dor, vômito, diarreia ou desidratação, consulte seu veterinário para descartar a possibilidade de pancreatite.
Considerações
O óleo de peixe contém cerca de 9 calorias por grama, então se você notar qualquer aumento de peso em seu gato, corte um pouco dos petiscos ou a ração normal para compensar. No entanto, em doses menores, o aumento de peso é improvável.