Contente
O estrogênio em excesso, combinado com baixos níveis de testosterona em homens, que é chamado dominância de estrogênio, pode causar o crescimento dos peitos e ganho de peso. Homens transexuais conseguem uma aparência feminilizada tomando suplementos de estrogênio, mas alguns deles, sem saber, se tornam estrogênio-dominantes através de dieta e produtos de uso diário.
O estrogênio em homens causa diversos efeitos, tanto positivos como negativos (Homem musculoso PeB image by Alecsi from Fotolia.com)
Efeitos positivos
Os efeitos positivos do estrogênio em homens incluem menos chance de acne, ataque cardíaco e calvície. Esse homônio também ajuda a melhorar a memória curta e a fertilidade.
Efeitos negativos
Alguns dos efeitos negativos do estrogênio em homens incluem uma diminuição do interesse sexual e do crescimento de pelos faciais, um aumento da possibilidade de coágulos sanguíneos e problemas no fígado, e feminilização indesejada. Altos níveis de estrogênio em homens também estão ligados ao câncer de próstata.
Fontes de estrogênio
Alimentos como soja, abóbora, inhame e erva-doce contém fitoestrógenos que imitam os efeitos do estrogênio no corpo. Muitas carnes e produtos lácteos contêm estrogênio artificial. Parabenos, comuns em sabonetes e xampus, também são fitoestrógenos.
Equívocos
Enquanto a testosterona é o principal hormônio masculino, os homens também produzem pequenas quantidades de estrogênio. Ele é necessário para regular a reabsorção de fluidos, e ajuda no desenvolvimento do esperma.
Prevenção
Os homens que são estrogênio-dominantes devem evitar alimentos e produtos estrogênicos. Os cremes naturais de progesterona regulam os níveis de estrogênio e ajudam a proteger a próstata.