Contente
A confiança é fundamental em qualquer relação, especialmente o casamento. Se você der o seu cônjuge uma razão para desconfiar de você, seu casamento pode sofrer danos irreparáveis e ter mudado para sempre. Quando você mente para o seu cônjuge, os efeitos podem ser vários, devastadores e, possivelmente, podem dar um fim ao casamento.
Mentir pode colocar uma distância emocional e física entre você e seu cônjuge (Pixland/Pixland/Getty Images)
Formar um mau hábito
Se você mentir para seu cônjuge uma vez e se safar, você pode se sentir tentado a fazer isso novamente para poupar os sentimentos dele ou se livrar de problemas. Uma vez que você começa a mentir para o seu cônjuge, em muitos casos, pode precisar continuar mentindo, para manter a sua história original e evitar ser descoberto. Você pode adquirir esse hábito como uma questão de rota e começar a racionalizar cada mentira como uma forma de manter a paz até que você regularmente mantenha a verdade longe de seu cônjuge.
Confiança danificada
Se você mentir para seu esposo e ele descobrir, a confiança dele em você será danificada para sempre. Ela pode nunca mais estar completamente inteira. Seu cônjuge pode começar a questionar a verdade do que você diz, mesmo muito tempo depois de ter feito as pazes. Afinal, se você mentiu uma vez, provavelmente iria mentir novamente. Se você mentiu sobre a infidelidade, ele pode tornar-se extremamente desconfortável quando você fizer viagens de negócios ou sair à noite sem ele.
Falha de comunicação
Se alguém mentir para você, você compreensivelmente terá dificuldade em acreditar em qualquer coisa do que ele disser a partir daí. Em um casamento em que um dos cônjuges tiver sido desonesto, a comunicação pode falhar quando o cônjuge inocente começa cada interação verbal no pressuposto de que não pode confiar em seu parceiro. Ela pode ouvir o que ele diz e quer acreditar, mas estar incapaz de atribuir qualquer significado real para isso. Por exemplo, se ele mentiu sobre sua dívida pessoal antes do casamento e ela descobrir, ela pode não ser capaz de ter uma conversa significativa sobre os hábitos de consumo ou a história de crédito dele.
Culpa e medo
Se você já mentiu para seu cônjuge, você pode experimentar a culpa e o medo de que ele descubra a verdade. Seus sentimentos negativos podem afetar sua capacidade de se comunicar e se comportar normalmente; você pode até se encontrar acusando-o de desonestidade injustificadamente. A culpa pode impedi-lo de ser fisicamente íntimo - o que pode criar uma barreira emocional devastadora entre você e seu cônjuge - e torná-lo paranoico sobre ele descobrir a verdade. O medo pode corroer sua paz de espírito e impedi-lo de dormir à noite. Quando um dos parceiros no casamento estiver sob tanta pressão, o casamento em si, inevitavelmente, sofrerá.