Contente
Sementes bio-modificadas contêm organismos ou genes estranhos à constituição natural da planta. A primeira semente geneticamente modicada chegou ao mercado em 1938, e novas variedades são lançadas todos os anos. Agricultores comprometidos em preservar espécies naturais ainda possuem vários recursos para encontrar sementes puras. Centenas de companhias e organizações devotadas a preservar sementes tradicionais e práticas de cultivo orgânicas podem tornar sua busca mais fácil.
Instruções
Sem um microscópio, sementes geneticamente modificadas são idênticas às não modificadas (seeds image by Jane from Fotolia.com)-
Compre sementes de empresas que fazem parte do "Acordo Semente Segura" (Safe Seed Pledge), uma iniciativa patrocinada pelo Conselho pela Genética Responsável (Council for Responsible Genetics) -- consulte a seção "Recursos" abaixo para mais informações. Essas companhias concordam em não vender nem comprar sementes que sabem ter sido manipuladas. Mais de cem companhias assinaram o acordo. Muitas outras vendem variedades com modificações genéticas. Confira na missão da empresa se todas as sementes vendidas por ela são livres de manipulação genética. Se não forem, leia cuidadosamente a descrição de cada semente para selecionar uma variedade não-OGM (Organismo Geneticamente Modificado). Encomende sementes diretamente no site da empresa ou peça um catálogo.
-
Compre uma variedade tipo relíquia, mantida por uma família. Sementes produzidas por plantas de família têm sido preservadas através de gerações e permanecem intocadas pelos laboratórios científicos. Compre as sementes ou colha-as das frutas, vegetais e flores. Guarde-as removendo-as das frutas ou vagens. Deixe-as secar ao sol e coloque-as em um envelope para um plantio futuro.
-
Encontre sementes orgânicas em lojas. Mercados de alimentos vindos diretamente da fazenda, lojas de artigos para a casa, viveiros e até algumas lojas de departamentos vendem uma grande variedade de sementes. A embalagem de sementes orgânicas certificadas vai incluir o selo brasileiro que distingue produtos orgânicos. Sementes rotuladas como "orgânicas" atendem às regulamentações oficiais certificando que não foram geneticamente modificadas ou bio-modificadas.
-
Peça a seus vizinhos que tenham plantações para compartilhar sementes. Agricultores amigos geralmente ficam felizes em compartilhar sementes com seus vizinhos. Especifique que você está procurando por sementes não modificadas.
-
Visite um grupo local sobre agricultura. Esses encontros vão lhe conectar a pessoas em sua comunidade que podem lhe direcionar para recursos locais de sementes não modificadas. Pode ser que a seção de eventos do seu jornal local informe a lista com horários e datas das reuniões.
Dicas
- Sementes modificadas são rotuladas com vários termos diferentes. Bio-modificada, OGM, semente projetada e transgênico são todas palavras-chave a evitar quando estiver procurando sementes livres de modificação.
Aviso
- De acordo com o mestre agricultor Lee Royer, da Extensão Cooperativa de Maryland (Maryland Cooperative Extension), é quase impossível dizer, sem treinamento e equipamento especial, se sementes foram geneticamente modificadas. Há sempre o risco de plantar uma semente contaminada, apesar de, com o esforço adequado, esse risco diminuir.
O que você precisa
- Acesso à internet
- Jornal local