Contente
Uma das maneiras mais fáceis e rápidas para personalizar o AutoCAD é criar um script. Isso é algo que mesmo um usuário iniciante pode fazer, e as ferramentas criadas com scripts podem ser copiadas de máquina para máquina ou de projeto para projeto. Você pode usá-los para quase qualquer coisa possível de ser feita na linha de comando do AutoCAD, incluindo os desenhos de enredo, criação de camadas, inserção de blocos, copiar desenhos ou reproduzir uma série de slides.
Instruções
AutoCAD (Business people image by huaxiadragon from Fotolia.com)-
Execute a série de comandos que deseja transformar em um script no AutoCAD. Digite-os no prompt de comando em vez de usar caixas de diálogo e paletas. Alguns comandos, como o LAYER (camadas), possuem equivalentes como -LAYER, que permitem inserir valores no prompt ao invés das janelas que surgem na tela.
-
Clique no menu Iniciar, selecione Programas e, em seguida, encontre um editor de texto ASCII como o Bloco de Notas. Uma vez que o editor esteja aberto, digite exatamente os comandos que você digitou no AutoCAD. Insira uma linha em branco após cada comando, exatamente no local em que você iria adicionar um retorno se estivesse andando através do que fez antes. Por exemplo, você pode digitar o seguinte para criar o comando LAYER e fazer uma camada denominada TEXTO: -LAYER M TEXTO
-
Salve o arquivo de texto ASCII, digitando .scr no final do nome dele. Por exemplo, um script para criar uma camada de texto pode ser chamado de scriptcriatexto.scr.
-
Digite SCRIPT no prompt de comando do AutoCAD e, em seguida, selecione o arquivo que você criou. Com isso, será capaz de visualizá-lo executar os comandos sem a sua ajuda.
-
Tente usar o comando DELAY para fazer com que o AutoCAD espere entre as etapas. Use RSCRIPT para repetir scripts. Experimente criar scripts que editam múltiplos desenhos.
Criando um script
Dicas
- Use scripts para fazer coisas, como estilos de criação de texto e camadas, em um grande número de desenhos.
- Use o comando MSLIDE para tirar uma foto da tela e salvá-la com um nome. Use o comando VSLIDE em um script para exibir os slides. Usar DELAY 300 entre cada comando VSLIDE permitirá que os slides fiquem online o tempo suficiente para serem visualizados.
- As etapas vistas nesse artigo funcionarão no AutoCAD LT também.
Aviso
- Tenha muito cuidado com comandos que podem destruir a geometria. É possível criar um script que prejudique centenas ou milhares de arquivos pelo fato de estarem mal escritos. Sempre faça o backup dos desenhos antes de executar um script neles, caso de algo dê errado.
O que você precisa
- AutoCAD