Contente
As conjunções podem parecer fracas e sem vida — elas não são palavras de ação e não descrevem pessoas, lugares ou coisas interessantes. Ainda assim, são necessárias para a comunicação. Você não precisa recorrer a exercícios chatos para ensinar conjunções. Em vez disso, os exercícios podem ser baseados em assuntos interessantes, desafios criativos e jogos para seus alunos.
Ensinar conjunções pode não ser tão chato assim (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Preencha as lacunas
Os exercícios de preencher as lacunas são uma forma clássica de praticar conjunções. Você pode entregar aos alunos folhas com frases que devem completar usando a conjunção correta, como aqueles encontrados no EnglishPage.com. Se eles acabaram de aprender essas conjunções, considere disponibilizar um banco de palavras. Se tiverem um nível um pouco mais avançado, permita que consultem seus livros, se necessário. Eles podem trabalhar em duplas ou pequenos grupos para melhorar a interação, ou discutir as respostas todos juntos ao final.
Jogos
Um jogo pode transformar um exercício chato em diversão para todos. Você pode dividir os alunos em dois times, fazendo com que fiquem lado a lado em uma fila. Em seguida, leia uma frase que tenha uma conjunção faltando, pausando e dizendo "lacuna" no lugar da conjunção. Alternativamente, você pode dizer uma conjunção para que eles a utilizem em uma frase. Os dois alunos da frente de cada fila tentam responder primeiro. Quem der a resposta correta primeiro ganha um ponto. Após isso, esses alunos vão para o fim da fila e os seguintes respondem a próxima pergunta.
Encontre a conjunção
Entregue aos alunos um texto com as conjunções que aprenderam e peça que encontrem todas as conjunções. Para aumentar o desafio, determine um tempo para isso. Peça que circulem todas que encontrarem. Quando terminarem, solicite que formem uma frase com algumas das conjunções encontradas.
Escreva uma história
Forneça uma lista de conjunções aos alunos e peça que as usem para escrever uma história. Eles podem trabalhar em duplas ou sozinhos. Se desejar, forneça alguns exemplos, como definir um cenário, um personagem ou um problema que ele enfrenta. Dessa forma, poderão ter ideias mais facilmente e assim começarem logo. Peça que compartilhem suas histórias com os outros quando terminarem. Essa atividade também pode ser feita como tarefa.
Jogo de ligar
Para as conjunções correlativas, você pode fazer um jogo de ligar, pedindo que liguem os pares de palavras que formem uma conjunção. "Both/and", "either/or" e "neither/nor" são alguns exemplos. Avise-os para trabalharem em duplas, escrevendo uma frase para cada par de conjunções que ligarem. Em seguida, passe pelas respostas, pedindo que os alunos leiam suas frases.