Como ganhar a confiança do seu gatinho

Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 18 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Como ganhar a confiança do seu gatinho - Artigos
Como ganhar a confiança do seu gatinho - Artigos

Contente

Trazer um filhotinho para casa pode parecer empolgante para você, mas para o gatinho isso pode ser traumático. Ao retirar um filhote de gato da sua ninhada e do seu ambiente, podem levar semanas ou até meses até que ele esteja completamente adaptado à sua nova casa. Ganhar a confiança do gato é essencial para que ele se sinta em casa. Em vez de sobrecarregá-lo com carinho e atenção, tente uma abordagem gradual, seja paciente e compreensivo.


Instruções

O gatinho virá até você quando estiver confiante (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Deixe a sua casa segura antes de trazer o gatinho. Remova fios elétricos e cabos porque os filhotes gostam de mordê-los, o que pode causar acidentes e até a morte do animal. Livre-se de plantas como azaleias ou rododendros que podem ser venenosas para o gatinho caso ele venha a ingeri-las. Coloque travas para bebê em armários que contenham produtos nocivos, como inseticidas ou produtos de limpeza pesada.

  2. Coloque o gato em um cômodo pequeno que possa ser fechado e separado do resto da casa. Evite cômodos com buracos na parede ou esconderijos apertados onde o gatinho poderia entrar. Deixe a caixa de transporte dentro do ambiente para que ele possa usá-la como abrigo quando estiver com medo. Não esqueça de colocar comida, água e caixa de areia também.


  3. Permita que o gato se acostume com o novo ambiente. Saia do cômodo e deixe que ele explore-o. Se você quiser ficar, não preste atenção. Sente-se no chão e leia um livro. O gatinho pode esconder-se atrás dos móveis e evitá-lo mas, com o tempo, a curiosidade fará com que ele venha até você.

  4. No começo, evite tocar ou pegar o gatinho. Deixe que explore o cômodo e que venha até você por vontade própria. Permita também que ele cheire você e suba nas suas pernas.

  5. Fale com ele usando uma voz suave. Evite falar alto, porque o barulho pode assustá-lo. Quando ele estiver mais confortável, faça carinho com um dedo e observe qual será a reação dele. Se ele fugir é porque não estava pronto para interagir. Dê mais um tempo. Eventualmente o gatinho entenderá que você não fará nada de mal e começará a confiar em você.


  6. Ligue a televisão ou o rádio no cômodo onde o gatinho está ficando para que ele se acostume com as vozes.

  7. Passe tanto tempo quanto for possível diariamente com o gatinho. Quando ele estiver mais confortável, comece a brincar. Evite apresentar o gato a outras pessoas ou animais nesta fase para evitar que ele fique estressado. Depois que ele se acostumar com você, apresente-o a um familiar. Vá aumentando o acesso do gato à casa gradualmente. Alguns animais levam mais tempo que outros para se habituarem a novas pessoas e ambientes.