Contente
Como a hepatite é transmitida? (wikimedia.org)
Fezes
Um modo de transmissão da hepatite pode ser o contato direto com as fezes. Isso ocorre geralmente em áreas do mundo onde não há abastecimento e instalações de higiene disponíveis para ajudar a impedir a transmissão da doença. As hepatites A, E e F são todas transmitidas através das fezes.
Sangue
Outra forma comum de contágio da hepatite é através do sangue. Normalmente a doença é transmitida dessa maneira por uma transfusão de sangue, mas como a maioria dos países já tem processos de triagem de doadores no local, esse modo de transmissão diminuiu bastante. Esse tipo de transmissão pode ocorrer também quando o sangue infectado entra em contato com uma ferida aberta de um indivíduo não infectado. As hepatites B, D e especialmente a C são comumente transmitidas assim.
Fluidos sexuais
Fluidos sexuais como sêmen e lubrificação vaginal também podem carregar o vírus da hepatite. A relação sexual sem proteção — entre parceiros de sexos diferentes ou do mesmo sexo — pode transmitir a doença. A contaminação pode ocorrer através de sexo oral, anal ou vaginal. As hepatites B, C e D são transmitidas dessa maneira.
Intravenosa
O uso de agulhas também pode transmitir hepatite. Isso acontece mais entre consumidores de drogas ilícitas que compartilham agulhas. O contágio ocorre quando o resíduo de sangue infectado deixado em uma agulha suja é introduzido no braço de outro usuário. Isso também pode acontecer em estabelecimentos médicos que reutilizam agulhas, uma prática ilegal nos Estados Unidos e na maioria dos países. As hepatites B, C e D podem ser transmitidas por meios intravenosos.
Mãe para bebê
A hepatite também pode ser transmitida da mãe para o bebê, o que geralmente acontece durante o parto normal quando o bebê entra em contato com o sangue da mãe ou pela amamentação. As hepatites B e C podem ser transmitidas de uma mãe infectada para o bebê.