Contente
A ideia de um jantar inspirado na Arábia evoca imagens de comidas exóticas, uma música encantadora e o cheiro de incenso pelo ar. Se você está realizando um jantar de estilo árabe, pode transformar tudo isso em realidade fazendo um pouco de esforço extra em seu planejamento do jantar, decoração e organização.
Reserve um tempo para criar a atmosfera ideal (egypt pipe image by Andrejs Pidjass from Fotolia.com)
Ambientação
Usada com moderação, a decoração de inspiração árabe pode criar um ambiente emocionante para o jantar. Lenços e almofadas em cores fortes podem acrescentar um toque étnico. Organize obras de arte ou artefatos árabes, tais como fotos, figuras e tecidos. Espalhe almofadas grandes em torno de uma mesa baixa para comer ou conversar. Deixe tocando, levemente, uma música de língua árabe, mas tome cuidado para não exagerar com os "adereços". Isso pode acabar dando um toque exagerado em vez de elegante.
Costumes culturais
Em muitos lares árabes, a tradição de comer com as mãos em pratos de uso comum ainda é praticada. Servir os convidados dessa forma pode fazer do seu jantar um evento deliciosamente diferente. É uma boa ideia entregar a cada convidado uma taça para limpeza dos dedos, se você decidir deixar os garfos na gaveta. Os hóspedes são considerados indivíduos honrados em uma casa árabe. Fazer um esforço extra para que eles se sintam bem-vindos é um dos mais importantes costumes árabes.
Escolhas do cardápio
Um jantar árabe deve incluir petiscos tentadores em abundância. Itens como pães sírios, azeitonas, frutas frescas e húmus são comuns. Ingredientes como cordeiro, iogurte, peixe, fava, cuscuz, queijo feta e azeite de oliva devem ser incorporados no cardápio principal para um toque de autenticidade. Chá e café devem ser servidos, assim como doces e bebidas frescas, como limonada. Seus convidados vão apreciar sobremesas tradicionais como o baklava ou iguarias feitas com água exótica de rosas.
Diversão
De acordo com um artigo publicado pelo Sociedade Wellesley de Dança do Ventre, o termo árabe para "dança do ventre" é "raqs sharqi". Uma única dançarina raqs sharqi ou todo um grupo, para o seu jantar, é o divertimento perfeito no estilo árabe. No entanto, essa não é a única opção interessante. A leitura de poesia ou literatura árabe seria agradável para um público mais acadêmico. Uma partida amigável de jogos de tabuleiro tradicionais do Oriente Médio, como Nabateu ou Mancala, daria aos hóspedes a oportunidade de se conhecerem. De acordo com a tradição árabe, essa parte deve ser apreciada antes do jantar ser servido, não depois.