Contente
Alergias a alimentos são um problema cada vez mais recorrente. Embora as alergias mais comuns sejam a castanhas e outros alimentos naturais, muitas pessoas reagem contra corantes usados nas comidas e nem sabem. Esse tipo de reação alérgica é mais difícil de se diagnosticar e, então, médicos classificam essa resposta imune como "intolerância a alimentos", ao invés de alergias. Se há a suspeita de que alguém tenha alergia a corantes em alimentos, os passos a seguir ajudarão a confirmar a hipótese.
Instruções
Certos corantes em alimentos causam alergias (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)-
Reconheça as reações alérgicas típicas causadas por corantes em alimentos. Elas podem causar eczema ou prurido, erupções cutâneas, inchaço ou respiração dificultada. Alergias a esse elemento também podem causar asma.
-
Entenda que alguns estudos relacionam a hiperatividade e sintomas de déficit de atenção à ingestão de corantes alimentares. A remoção desses componentes da dieta da criança pode, às vezes, resultar em uma personalidade mais calma.
-
Retire alimentos processados e não naturais de sua dieta, ou seja, coma apenas tudo que for natural, como carnes, frutas e verduras. Se as reações alérgicas cessarem, então provavelmente se tem uma alergia a corantes de alimentos processados.
-
Reduza o uso de cosméticos, já que muitos deles trazem corantes alimentares. Se a coceira desaparecer depois que se cessou o uso, então uma das maquiagens deve ter sido o problema.
-
Limite o uso de fármacos, quando possível, já que muitos deles contêm corantes alimentares. Se um fármaco prescrito for estritamente necessário, pergunte se há produtos que não contenham corantes.
-
Faça um teste de anticorpos IgG, para saber se há alguma alergia a alimentos. Apesar do teste não ser inteiramente conclusivo, ele deve apontar para a direção correta do diagnóstico.