Contente
Os labradores retriever são excelentes animais de estimação para pessoas fisicamente ativas e ideais para caça. Esta é uma raça fácil de treinar e tem um temperamento doce e paciente, sendo a preferida de muitas famílias. Os labradores têm uma camada dupla de pelos, resistente à água, que requer cuidados especiais, especialmente quando começa a soltá-los.
Os labradores retriever trocam de pelos duas vezes ao ano, na primavera e no outono (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Troca de pelos
Os labradores trocam de pelos na primavera e no outono. Quando seu cão começar a soltá-los, retire o excesso assim que puder. Umedeça-os com água morna, cobrindo-os completamente. Passe os dedos por eles para retirar os fios mortos. Assim que os pelos forem se soltando, lave-os com água. Seque-os com um secador para livrar-se do restante dos soltos e mortos. Você pode escová-los no sentido contrário do crescimento, enquanto estiver secando-os, para facilitar o processo de retirada.
Escovar
Escovar é uma rotina de cuidados importante para manter ao mínimo, a perda de pelos. Use um pente próprio para a camada interna na retirada de fios mortos. Use um pente de dentes largos para remover embaraços e nós. Finalmente, passe um pente-fino por toda a pelagem, especialmente, em volta das orelhas e pescoço, do rabo e traseira. Isso ajudará a deslocar fios mortos que tenham passado despercebido.
Parasitas
Verifique, regularmente, se seu labrador tem pulgas, porque a infestação pode resultar em perda de pelos. Muitos destes cães são alérgicos à mordidas de pulga e isso faz eles caírem em chumaços. Use uma medida apropriada de controle para prevenir esta condição.
Banhos
No verão, seu labrador irá perder a camada interna de pelos. Dê um banho nele, uma vez por mês, usando um shampoo com condicionador próprio para cachorros, para manter a pelagem brilhante. Isso irá ajudar a remover os fios mortos e reduzir a queda.
Raspar pelos
Raspar os pelos não soluciona a perda. A tricotomia só deve ser feita se seu animal for fazer uma cirurgia ou tiver uma irritação na pele. Geralmente, em ambos casos, o veterinário irá raspar a parte necessária. Desta maneira, a camada interna será removida; ela é necessária para manter a temperatura de seu cão durante o verão. Mesmo depois de raspar os pelos, o labrador continuará a perdê-la, que estará grossa, ao invés de suave e fofa, como é normalmente.
Consultar um veterinário
Se o seu labrador tiver partes calvas ou perder muito pelo, isso pode ser um sinal de um problema médico. Consulte um veterinário, neste caso. Essa condição indica uma infecção de pele, vermes ou estresse.