Contente
Lâmpadas UV-C emitem luz ultravioleta de um tipo particular, que se verificou ter qualidades desinfetantes. Elas são, portanto, comumente utilizadas na área médica, mas uma utilizada mais comum que um consumidor pode ter com elas é como lâmpadas comercializadas para limpeza de ambientes domésticos ou objetos como colchões.
Radiação UV-C é utilizada como desinfetante (uv light. image by Harvey Hudson from Fotolia.com)
Luz ultravioleta
A luz ultravioleta é assim chamada porque ocupa a porção do espectro electromagnético que está acima da luz visível - isto é, o seu comprimento de onda é inferior a da luz violeta, que é a de menor comprimento de onda no espectro visível. Assim como o espectro visível, o ultravioleta abrange uma ampla gama de comprimentos de onda -- de 400 a 20 nanômetros. O UV-C fica aproximadamente no meio deste espectro, entre 280 a 100 nanometros, e é um tipo de luz ultravioleta emitida pelo sol.
Desinfetante
A luz solar pode não ser o melhor desinfetante, mas é certamente um dos melhores. Os raios UV-C são fatais para muitos micróbios causadores de doenças e alergias, incluindo para fontes microscópicas de pneumonia, gripe, cólera e tuberculose. Experiências revelaram que o comprimento de onda de 253,7 nanômetros destrói diretamente o DNA de tais organismos, tornando impossível a divisão celular e causando a morte rápida da célula.
Lâmpadas UV-C
Lâmpadas que geram radiação UV-C, muitas delas compatíveis com luminárias fluorescentes convencionais, bombardeiam seus alvos com raios UV suficientemente intensos para esterilizá-los de forma eficaz. Elas foram usadas originalmente para remover bactérias e vírus de equipamentos médicos, mas agora lâmpadas UV-C voltadas para o consumidor final são vendidas para matar vários organismos que se desenvolvem dentro das casas, especialmente os ácaros que podem viver com facilidade dentro de colchões ou almofadas e podem causar alergias graves ou até mesmo ataques de asma. Em muitos países, as lâmpadas UV-C também são utilizadas para a esterilização da água.
Perigos
A eficácia da radiação UV-C como desinfetante é uma propriedade tanto da intensidade da radiação como o tempo de aplicação. A energia que uma lâmpada emite é medida em micro watts por segundo por centímetro quadrado, ou mW S/cm2, e alvos diferentes requerem diferentes níveis de energia. Vários tipos de mofos, por exemplo, requerem entre 6.000 e 60.000 mW S/cm2 para serem mortos.
Perigos
Como as lâmpadas UV-C são projetadas para atingir e degradarem as células vivas, você deve ter cuidado para não se expor a uma quantidade significativa de radiação que elas produzem. Além disso, as lâmpadas mais baratas muitas vezes podem não ser rígidas com o seu espectro, produzindo radiação UV-B e até mesmo radiação UV-A, que pode ser prejudicial ao meio ambiente e as pessoas. Tenha cuidado ao desinfetar salas ou itens com radiação UV-C e não se esqueça de investir em um produto de qualidade.