Contente
Ser ou estar emocionalmente indisponível é uma peculiaridade que pode causar muita dor e sofrimento para as pessoas que estão em busca de um relacionamento. Às vezes esse é um traço temporário, mas outras vezes pode ser uma característica permanente, da natureza da pessoa. Essa condição complica qualquer tentativa de assumir compromissos e de amar.
Pessoas indisponíveis emocionalmente dificilmente conseguem manter um relacionamento (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Emocionalmente indisponível
Quando uma pessoa está indisponível emocionalmente significa que ela não está conectada ao seu parceiro em um nível emocional. Essas pessoas não dividem sentimentos com outras pessoas e não valorizam os sentimentos compartilhados com eles. Existe uma barreira entre as emoções deles e a dos outros, o que significa que eles possuem uma inabilidade para dividir e para se tornar realmente uma parte do relacionamento.
Separação
Indisponibilidade emocional pode ser uma situação temporária. Pode ser causada por separações ou rompimentos de relacionamentos que eram importantes para a pessoa no passado. Por exemplo, o fim de um relacionamento profundo, significante e de muitos anos, pode deixar muita angústia e dor até ser superado. A pessoa terá que lidar com a sua dor emocional e se recompor antes de se abrir para um novo relacionamento de forma saudável.
Infância
As crianças aprendem o comportamento dos adultos, e os adultos que se importam com as crianças procuram servir de bom exemplo à elas. Se alguém cresce em uma casa na qual os pais são emocionalmente indisponíveis para as crianças, então existe a chance das crianças seguirem esse exemplo. Isso talvez se torne um modo de vida para elas. A menos que seja travado ou alterado, irá persistir na vida adulta.
Sociopatologia
Levado ao extremo, indisponibilidade emocional é uma desordem psicológica. Sociopatas são individuais que não sentem emoções da mesma maneira que as pessoas normais. Amor e culpa são visivelmente duas coisas que essas pessoas simplesmente não sentem. Pessoas que sofrem dessa desordem talvez não possuam nem mesmo a capacidade de entender outras pessoas, logo a capacidade de dividir emoções não é realisticamente possível para elas.
Medo
Pessoas que têm medo podem esconder os sentimentos dentro delas próprias. Uma pessoa que está com medo de se arriscar em relacionamentos ou se está com medo de que o parceiro a machuque, pode esconder ou destruir os próprios sentimentos. Mas se medo e desconfiança podem ser superados, então, talvez essa pessoa também possa se tornar disponível emocionalmente.