Contente
Alguma pessoas usam câmaras de bronzeamento para conseguir uma pele radiante, mas esses equipamentos não são seguros para todos. Se você toma algum tipo de medicamento pode ter aumentado o risco para queimaduras solares e câncer de pele, devido à fotossensibilidade provocada por algumas drogas. A fotossensibilidade é uma reação anormalmente exagerada da pele à luz solar e à luz artificial ultravioleta, como as existentes nas câmaras de bronzeamento. É importante saber quais medicações aumentam os perigos ao usar esses equipamentos.
Algumas medicações podem aumentar a sensibilidade ao calor e aos raios ultravioleta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Antibióticos
Muitos antibióticos listam a fotossensibilidade como uma reação adversa comum e trazem advertências proibindo o uso das câmaras de bronzeamento durante o tratamento. Os antibióticos do grupo das tetraciclinas, como tetraciclina, doxiciclina e minociclina, provocam sensibilidade à luz em algumas pessoas. Os antibióticos do grupo das sulfas, como Bactrim, Septra e de outras marcas, também aumentam o risco de queimaduras solares e câncer de pele devido à fotossensibilidade exacerbada. Você pode experienciar queimaduras solares graves, erupções cutâneas e vermelhidão generalizada por causa da fotossensibilidade induzida pelo medicamento. Em casos severos, bolhas por insolação podem aparecer. As reações de fotossensibilidade frequentemente ocorrem dentro das vinte e quatro horas da associação entre medicação fotossensibilizante e exposição à luz das câmara de bronzeamento. Se o médico prescrever antibióticos para você, pergunte se o bronzeamento é seguro durante o período em que estiver tomando o remédio.
AINEs
As drogas anti-inflamatórias não-esteroides, ou AINEs, são usadas comumente para artrite, lombalgia e dores articulares crônicas associadas com distúrbios autoimunes. Os AINEs tratam a dor, a rigidez e a inflamação desses problemas, sem provocar os efeitos colaterais dos esteroides orais. Existem muitos tipos de AINEs, mas a prescrição de naproxeno e piroxicam causam maior risco de sensibilidade à luz. O naproxeno é também vendido sem receita médica com diversos nomes-fantasia, servindo para tratar dor, inchaço, cólicas menstruais e inflamação. O naproxeno vendido em lojas tem um menor potencial do que aquele vendido sob prescrição médica, mas mesmo assim é passível de provocar reações à luz ultravioleta. Se for prescrito um dos AINEs para você, pergunte ao médico se pode usar com segurança a câmara de bronzeamento.
Medicações cardíacas
Os médicos, com frequência, tratam dos problemas de coração com uma grande variedade de medicamentos, incluindo anti-hipertensivos, diuréticos e antiarrítmicos. Os diuréticos prescritos com os nomes genéricos de furosemida e hidroclorotiazida são receitados para doenças cardíacas, mas ambas as medicações comumente causam sensibilidade ao calor e fotossensibilidade à luz ultravioleta. Outras medicações cardíacas que podem interferir com o bronzeamento são timolol, amiodarona e quinidina, que são prescritos para arritmias e controle da pressão arterial. Converse com o farmacêutico a respeito da relação entre remédios para o coração e sensibilidade solar. Além disso, verifique a bula que acompanha o medicamento para advertências quanto à fotossensibilidade.
Retinoides
Os dermatologistas prescrevem retinoides tópicos e orais para tratar acne, rugas e determinados problemas de pele. Os retinoides comuns incluem acitretina, tazaroteno e drogas à base de tretinoína. A tretinoína é derivada da vitamina C e é uma substância comum na maioria das medicações retinoides. A tretinoína funciona esfoliando a pele para promover o crescimento celular, resultando em menor quantidade de rugas, pele mais lisa e menos manchas. Limite o tempo de exposição à luz solar e à luz ultravioleta, enquanto estiver usando retinoides, porque eles aumentam as chances de queimaduras solares severas e brotoejas. Converse com o seu dermatologista antes de associar medicamentos retinoides e câmaras de bronzeamento.