Contente
Lavar a boca com um antisséptico é recomendado por dentistas como um complemento à escovação regular e ao uso de fio dental. Utilizar um enxaguante bucal limpa os dentes, gengivas e a boca por completo. O uso de um enxaguante bucal antisséptico, como o Listerine, auxilia na morte dos germes que causam a gengivite, a placa bacteriana e o mau hálito.
Como ele funciona
Os principais ingredientes presentes em um antisséptico bucal como o Listerine são eucaliptol, mentol, salicilato de metila e timol. O eucaliptol vem do óleo de eucalipto produzido naturalmente. Conhecido pelo seu cheiro forte e agradável, ele é utilizado em tratamentos de congestão nasal, antitussígenos e em enxaguantes bucais, para reduzir a inflamação. O mentol é derivado de plantas de hortelã e é utilizado em enxaguantes bucais por ser refrescante e ter efeito analgésico. O salicilato de metilo é utilizado para aliviar a dor e é usado no tratamento da dor muscular tópica, bem como em anti-sépticos bucais. O timol também é utilizado devido às suas propriedades antibacterianas. A combinação destas substâncias antissépticas e antibacterianas matam germes ao contato, o que por sua vez impede a gengivite, acalma a inflamação ou dor e evita a acumulação da placa.
Tipos de enxaguantes bucais
O Listerine utiliza uma fórmula especial não usada por qualquer outra marca, mas as marcas comerciais não listam os mesmos ingredientes em seus produtos enxaguantes bucais. Outras marcas também utilizam diferentes ingredientes inativos que podem ou não afetar o desempenho da lavagem da boca. Alguns antissépticos bucais utilizam uma abordagem diferente da combinação de óleos essenciais antissépticos. O peróxido de benzoíla é um produto químico antibacteriano e é utilizado como o principal ingrediente em determinados antissépticos bucais, para eliminar os germes e proteger e branquear os dentes.