Contente
As máscaras do sol são uma parte importante da religião inca, que é composta de crenças de que espíritos individuais habitam objetos na natureza: o sol, a terra, a lua e os arco-íris. O sol é o objeto primário de adoração na religião inca, pois é habitado pelo deus inca Inti, cuja esposa é a lua. As máscaras do sol são relacionadas à adoração para beneficiar a agricultura.
Os incas usavam as máscaras do sol na adoração do deus Inti (Comstock/Comstock/Getty Images)
Significado
Não há deus maior na cultura inca que Inti, o deus do sol. Há muito trabalho envolvendo a criação dos símbolos, utensílios e máscaras usadas na adoração. Os incas acreditavam que eram os representantes de Inti na terra. O disco dourado, conhecido como Punchao, era o ídolo mais sagrado dessa civilização e geralmente representava máscaras do sol. O sustento dos incas, que era sempre relacionado à agricultura, dependia do apaziguamento de Inti.
Aparência
As máscaras eram feitas com madeira, cerâmica, algodão, penas e outros materiais coloridos. As cores fortes e atraentes eram importantes na maioria das regiões do império inca, cada uma tinha o seu próprio estilo de máscara, assim como suas próprias épocas e celebrações. Como os incas reinaram por muito tempo, acredita-se que tenha havido centenas, ou talvez milhares, de estilos e tipos diferentes de máscaras. Algumas que eram usadas antes dos invasores espanhóis existem até hoje. Os peruanos que querem seguir os costumes dos incas fazem máscaras semelhantes.
Utilidade
Os antigos incas usavam as máscaras para realizar rituais religiosos, sendo desenhadas para um propósito específico, e funcionavam mais como capacetes do que como máscaras com decorações que tinham um significado relacionado aos rituais para os quais a máscara foi feita. Acredita-se que as máscaras que cobriam o rosto inteiro não eram incas, mas de algum povo anterior. Atualmente, as máscaras são usadas com finalidades semelhantes pelos peruanos que as usam em celebrações pseudo cristãs.
Rituais do sol
Os rituais para a adoração do sol onde as máscaras eram usadas significavam pedir água, uma boa colheita e um clima adequado para o deus do sol. A cultura inca focada no sol costumava construir um "poste de amarrar". A máscara do sol era pendurada nos templos ou no palácio do Sapa, o governante do reino inca. Eles acreditavam que o Sapa era descendente do sol, e que os sacerdotes usavam as máscaras para servi-los.