Contente
Algumas pessoas duvidam que a matemática tenha alguma utilidade em suas vidas após o ensino médio ou faculdade, mas certas áreas de trabalho exigem um bom nível de facilidade com os números. A indústria da moda, por exemplo, não trata apenas de roupas, vendas e modelos; há muita matemática incorporada nas operações cotidianas dos profissionais envolvidos.
A matemática faz parte da indústia da moda (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Medidas
As medidas são necessárias para a criação de roupas. Elas são essenciais para assegurar que cada peça caberá perfeitamente nos modelos que apresentarão os trajes. Também é importante que as medidas sejam adaptadas corretamente para os clientes.
Proporções
Algumas roupas são cortadas de modo específico e desenhadas para um determinado tipo de corpo. Alguns modelos são escolhidos para vestirem determinados itens de acordo com suas proporções, comparadas ao estilo de corte das peças. As medidas dos modelos e das roupas precisam coincidir e é nisso que entra a matemática.
Retorno de investimento
Quando os estilistas compram materiais para criar roupas, precisam estar seguros de que o retorno será substancial e cobrirá os custos do investimento inicial. O papel da matemática é importante para calcular os lucros.
Inventário
Lojas que vendem roupas precisam usar a matemática para decidir quantas peças serão disponibilizadas em cada loja. Para evitar um acúmulo de artigos no inventário, a quantidade de peças vendidas e que ainda estão em estoque são comparadas ao número de itens inicialmente adquirido pela loja.
Custo do item
Os estilistas precisam decidir o preço de suas criações. Além disso, as lojas usam matemática para decidir o valor de cada roupa e o momento de realizar diferentes descontos.
Despesas
A matemática é utilizada para calcular o valor a ser gasto com tecidos, cabides, linhas e vários outros produtos necessários na indústria da moda. Também é imprescindível a realização de cálculos para determinar os custos de produção.