Contente
- Bandejas de crescimento
- Bandeja d'água
- Substratos e nutrientes
- Sistema de irrigação
- Filtragem
- Luz
- Bomba elétrica
A hidroponia é um método alternativo de cultivo de ervas e vegetais em que substratos - ao invés de terra - são usados para cultivar as plantas. Uma caixa de crescimento hidropônica tem vários componentes. Os vasos das plantas ficam apoiados sobre bandejas d'água enquanto um sistema de irrigação faz a água circular e entrega os nutrientes às plantas. A hidroponia é um sistema ideal para quem mora em cidades e outras pessoas que normalmente não poderiam fazer jardinagem.
A hidroponia produz comida (tomato image by YN from Fotolia.com)
Bandejas de crescimento
Vasos plásticos individuais ou bandejas especiais múltiplas são adequadas para a hidroponia. Cada planta cresce em seu próprio vaso na bandeja múltipla. Sua loja hidropônica deve ter uma seleção de vasos para os tipos de plantas que você planeja cultivar. Plantas como a erva limeira e o coentro se adaptam melhor em vasos de 2,5 cm de diâmetro. Escolha unidades maiores, de 5 ou 8 cm, para outras plantas.
Bandeja d'água
A bandeja d'água é outro artigo importante da caixa de crescimento hidropônica. Bandejas plásticas normalmente têm 10 cm de profundidade com fundos ondulados para acomodar o fluxo da água. Você precisará dessa bandeja por toda a vida das plantas, com vasos unitários ou múltiplos.
Substratos e nutrientes
Em vez do uso do solo, o sistema hidropônico precisa de alternativas de plantio. Substitutos como a vermiculita, britas, perlita e argila podem ser usadas para segurar as sementes e prover os substratos necessários para o crescimento das raízes. Aditivos nutritivos são necessários para a vida das suas plantas e você deverá fornecê-los de acordo com as ervas cultivadas.
Sistema de irrigação
A água é o componente principal de qualquer sistema hidropônico. Qualquer sistema desse tipo precisa de acesso à água fresca, seja por uma torneira ou por tanque de reserva, e canos plásticos são o meio mais comum de fornecimento. A irrigação é desenhada para que uma válvula possa ser aberta quando necessário. Os canos são instalados para circular a água e os nutrientes de um ponto para o próximo no sistema fechado. Ao longo dos tubos, haverá conectores em T para colocar mangueiras. Os conectores permitem mudanças rápidas de caixas e bandejas.
Filtragem
Dependendo da qualidade da sua água, poderá ser preciso um filtro em algum ponto antes da entrada dela no sistema. Isso pode ser feito antes ou na torneira. A água dos sistemas públicos frequentemente contém cloro e a água advinda de poços pode ter lodo, barro, metais pesados, enxofre e ferrugem. Verifique com seu vendedor de produtos hidropônicos ou em sua loja de plantas por aparelhos de filtragem.
Luz
Nem todos os sistemas têm acesso adequado à luz do sol. Se você mora em uma área particularmente nublada ou com invernos rigorosos, uma lâmpada de estufa pode ser necessária. A luz deve simular o sol e não precisa estar sempre acesa.
Bomba elétrica
Uma bomba elétrica pode ser usada para fornecer água para o seu sistema hidropônico. Isso pode ser necessário se a pressão da torneira for baixa ou irregular. A bomba também pode ser usada em conjunto com um tanque de reserva.