Contente
Dor nos seios é um frequentemente um sintoma indicador de um ciclo menstrual iminente. Os seios e os mamilos ficam doloridos, sensíveis e algumas vezes lancinante ao toque. Vários fatores são culpados, desde hormônios à alimentação.
Dor nos seios é um frequentemente um sintoma indicador de um ciclo menstrual iminente (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Hormônios
Mensalmente, o corpo da mulher atravessa um ciclo de mudanças hormonais que causa vários eventos como seios doloridos e inchados, fadiga e alterações da libido. Embora essas mudanças fisiológicas possam ser incômodas, a maioria desses sintomas é natural e normal, incluindo dor periódica nos seios.
Estrogênio e progesterona, cujas concentrações variam ao longo do ciclo mensal da mulher, são a causa principal dos sintomas menstruais e pré-menstruais. Esses hormônios preparam a mulher para uma possível gravidez, e conforme suas concentrações variam ao longo do período menstrual, a mulher pode ter sintomas desconfortáveis porém naturais.
O aumento dos hormônios resultam em retenção de fluidos para uma possível gravidez e liberação deles durante a menstruação, se não houver gravidez. Essa retenção, que pode ser agravada pela ingestão excessiva de sódio, pode causar sensação de inchaço, aumento de peso e turgor dolorido nos seios.
Alimentação
Uma substância química chamada metilxantina encontrada no café pode agravar a dor nos seios pois ocorre a dilatação de vasos sanguíneos, aumentando assim o extravasamento de fluidos que acumulam no seios e os fazem ficar sensíveis, inchados e doloridos antes da menstruação.
Alguns estudos mostram que o consumo excessivo de gorduras animais e laticínios pode aumentar a sensibilidade e a dor nos seios antes do ciclo menstrual. Embora o motivo exato seja desconhecido, cientistas acreditam que os hormônios utilizados na pecuária e na produção leiteira possa chegar ao consumidor, causando um excesso de hormônios que agravam os sintomas.
Estresse
Alguns estudos sugerem que o estresse pode desencadear dor nos seios a qualquer momento já que essa condição aumenta a liberação de certos hormônios, causando desequilíbrio que leva a vários sintomas, incluindo essas dores.
Contraceptivos
A maioria dos contraceptivos químicos, incluindo a pílula, adesivos, injeções, anéis e dispositivos intra uterinos com hormônios, pode limitar a dor nos seios e torná-la mais tolerável e previsível. Utilizar esses regimes contraceptivos diminuirá a dor ou até eliminará durante a semana em que estiver tomando o placebo ou pílulas de açúcar. Se a dor ocorrer, desaparecerá quando o sangramento menstrual vier, como seria se não estivesse tomando os contraceptivos.
Algumas mulheres podem ter uma sensibilidade moderada durante o uso das pílulas reais durante a primeira vez que utilizar os contraceptivos. Geralmente isso acaba ao passar dos primeiros ciclos conforme o corpo ajusta os hormônios com a pílula.
Tratamento
Evitar café, sal, gordura animal e laticínios antes da menstruação pode ajudar a diminuir a dor e torná-la mais aturável.
Analgésicos como o Midol, Pamprin, Tylenol e Advil podem ser úteis para diminuir a dor nos seios causadas pelo ciclo mensal.
Considerações
Se a dor no seios for repentina, apenas em um lado ou muito severa, procure um médico o mais rápido possível. Um exame mamário sera necessário para excluir precocemente o câncer.