Contente
A obesidade e a depressão estão fortemente ligadas, embora muitas pessoas não percebam que há mais de uma razão para isso. A obesidade traz vários riscos à saúde e a depressão é um fator que não pode ser desconsiderado.
Qual a conexão?
Por anos o debate sobre se a depressão causa obesidade ou se é a obesidade que causa depressão tem sido feito. Este é um argumento "ovo ou a galinha?", demonstrando que os dois estão muito ligados. Muitas vezes, quando um indivíduo obeso deprimido perde peso, a depressão também desaparece.
Psicológico
Parte da explicação para o excesso de peso causar depressão é psicológica. Indivíduos obesos tendem a ser muito conscientes de sua aparência e isso repercute em baixa autoestima, nervosismo ao conversar com pessoas "bonitas" e também abre as portas para a injusta autoavaliação.
Social
As pressões sociais definitivamente contribuem para a infelicidade dos obesos. Se uma pessoa é tímida ou tem medo de se socializar, esta solidão causará depressão. A falta de confiança em si mesmo tornará ainda mais difícil se socializar, dando continuidade ao ciclo vicioso.
Hormônios
Os hormônios de um indivíduo de fato mudam com o peso excessivo. O corpo trabalha muito para manter o equilíbrio, mas em obesos este equilíbrio é constantemente derrubado e o corpo produz mais cortisol, um hormônio que aumenta o estresse e faz com que mais gordura corporal seja armazenada. Este desequilíbrio hormonal é o principal motivo pelo qual a obesidade causa depressão e por isso pode ser tão difícil para indivíduos obesos deixar este hábito.
Biológica
Vários fatores biológicos, além dos hormônios, ajudam a explicar porque a obesidade causa depressão. O peso extra provoca estresse nos ossos, músculos e articulações. Isto leva a mais lesões ou apenas mais "aflições", o que pode conduzir a sentimentos de cansaço e dor, fatores contribuintes para a depressão.
Societal
Por fim, existem várias razões sociais para o problema. Há bullies que fazem piada com pessoas acima do peso e indivíduos magros e "bonitos" que zombarão dos obesos. Há uma enorme pressão social para ser magro, e quando um indivíduo obeso é bombardeado com essas imagens, pode acabar depressivo.