Contente
Uma conserva de pepinos caseira é um acompanhamento fresco, crocante e picante para as refeições diárias. Essa conserva é muito popular no verão, onde o pepino em conserva é usado em hambúrgueres, churrascos ou apenas como um petisco. Os pepinos em conserva são rápidos e fáceis de preparar, além de não ser necessário um método complexo para a preparação da conserva. Ao fazê-la, poderá adicionar seus temperos favoritos, deixando a conserva ainda mais gostosa.
Instruções
O pepino em conserva é um petisco comum do verão (pickle image by Mats Tooming from Fotolia.com)-
Selecione os pepinos que serão colocados na conserva. Você pode comprar ou cultivá-los. Os melhores pepinos terão uma cor verde-escura e possuirão muitas protuberâncias. Pepinos grossos e amarelados deixarão sua conserva muito mole, ou seja, os pepinos não ficarão crocantes.
-
Lave os pepinos com água limpa e, caso queira, corte-os. Você pode colocá-los inteiros ou cortados; isso dependerá do seu gosto e o que vai fazer com eles. Cortado em tiras será melhor para pôr no pão, já inteiro será melhor para comer como petisco.
-
Para deixar os frascos e as tampas limpos, lave-os e os deixe por cerca de dez minutos ou mais submersos em água fervente.
-
Prepare o vinagre para fazer a conserva. Você pode comprar vários tipos de vinagre para a sua conserva e ainda adicionar condimentos que lhe agradem, adequando a conserva ao seu gosto. Aqueça o vinagre e só pare um pouco antes de entrar em ebulição.
-
Coloque os pepinos nos frascos e encha-os com o vinagre até cobrir os pepinos. Não encha de vinagre até a boca, deixe um pequeno espaço livre.
-
Feche os frascos e os deixe esfriarem à temperatura ambiente por cerca de duas horas.
-
Leve as conservas para a geladeira e espere pelo menos 24 horas antes de comê-las. Se deixá-las por dois ou três dias na geladeira, ficarão mais saborosas.
O que você precisa
- Pepinos
- Fracos com tampas
- Vinagre