Contente
As algas nas piscinas são um problema comum nos meses quentes de verão, fazendo com que a sua piscina se torne indesejável para o uso. Os algicidas são usados para matá-las, por meio de compostos químicos fortes. Nadar durante o tratamento com algicida é algo que depende do tipo de produto usado.
Sua piscina está segura para uso? (Swimming-belt in swimming-pool. image by Saskia Massink from Fotolia.com)
Tipos comuns de algicida
Embora existam muitas soluções químicas para problemas com algas em piscinas, há apenas dois tipos gerais de algicidas: longa vida e regulares. Os longa vida são dosados uma vez no início da temporada de natação, enquanto os regulares devem ser adicionados à piscina a cada duas semanas.
Perigos
Os algicidas longa vida normalmente contêm cobre e geralmente são seguros para o nado imediatamente após o tratamento. No entanto, se você usar uma dose alta, o uso imediato da piscina pode fazer com que seu cabelo fique verde ou azul.
Os algicidas regulares não contêm cobre, mas sim compostos de amônio quaternário, também conhecidos como "quats" ou "poliquats." Esses compostos são seguros para o uso imediato.
O uso exagerado desses produtos pode causar vermelhidão nos olhos ou irritação da pele, por isso nunca deixe de seguir as instruções do fabricante.
Quadro de tempo
Os compostos químicos usados na maioria dos algicidas estão em uma concentração baixa o suficiente para permitir o uso da piscina imediatamente após a administração do produto. Recomenda-se, no entanto, que se espere alguns minutos ou uma hora para permitir que ele se disperse por toda a piscina, especialmente quando se utiliza algicidas à base de cobre, caso se preocupe com a mudança de cor do seu cabelo.