Contente
Festas são momentos memoráveis. Encontrar os sapatos e o vestido perfeitos é fundamental para qualquer mulher. Muitos vestidos vêm com caudas presas na parte inferior, que podem atrapalhar no momento de dançar na festa. Elas podem causar escorregões e quedas da própria mulher ou de convidados. Além disso, os saltos do sapatos podem fazer furos nessa parte mais longa da roupa. Fazer um gancho no vestido é uma forma rápida e fácil de usá-lo com a cauda para fotos e também de subir o vestido para que não suje e estrague durante a festa.
Instruções
Vestidos com caudas longas podem atrapalhar no momento da dança (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)-
Meça o comprimento da cauda. Isso ajudará a decidir onde o gancho será costurado. Para caudas mais curtas, o gancho será costurado na altura da panturrilha, e o seu respectivo engate a aproximadamente 7,5 cm da borda da cauda. Para caudas mais longas, o gancho será posto na altura de trás do joelho e o engate na metade da cauda.
-
Puxe a cauda para cima do vestido para determinar onde ficará o franzido mais volumoso. Alfinete a parte de trás do vestido e a cauda para simular os locais onde serão costuradas as duas partes do gancho. Prefira que a cauda fique com uma prega atrás do vestido, deixando a parte do engate fixada a pelo menos 7,5 cm acima da borda do mesmo.
-
Passe o fio na agulha com a linha de cor apropriada e faça um nó na ponta. Ambas as partes do colchete gancho serão costuradas na parte externa do vestido, então a cor do fio deve ser exatamente (ou muito próxima) da cor da roupa.
-
Coloque o engate na parte de trás do vestido onde o alfinete está e segure no lugar. Quando você olhar para o vestido, o engate deve estar virado para baixo. Insira a agulha no tecido do vestido (começando pela parte interna) e puxe-a para fora, na frente do vestido, passando pelo meio do engate.
-
Continue repetindo o "Passo 4" diversas vezes até o engate estar bem costurado no vestido. Termine a costura ao entrar no engate uma última vez e puxar a agulha pela parte interna do vestido. Faça um nó na linha.
-
Coloque o gancho na cauda onde o alfinete está. Com a cauda deitada no chão (e você de frente para o vestido), a parte plana do gancho deve estar para baixo e o gancho propriamente dito posicionado de pé, de frente para o vestido.
-
Passe o fio na agulha novamente e faça um nó.
-
Passe a agulha pela parte interna da cauda e puxe pelo lado de fora, atravessando o gancho. Circule no entorno do gancho, passe a agulha pela parte externa da cauda e puxe pela parte interna.
-
Repita o "Passo 8" até estar bem preso no lugar.
-
Puxe a cauda para cima no vestido e encaixe o gancho no engate.
-
Faça a mulher que usará o vestido experimentá-lo para garantir que o comprimento ficou perfeito.
Dicas
- Lembre-se de remover os alfinetes do vestido e da cauda.
- Para caudas mais longas, dois colchetes gancho podem ser necessários. Para tecidos mais pesados, use botões.
- Lembre-se: a bainha deve ficar reta no chão. Se a prega estiver muito alta, o vestido levantará na parte de trás e parecerá bagunçado. Se a prega estiver muito baixa, o vestido arrastará no chão e ficará sujo.
O que você precisa
- Fita métrica
- Alfinetes
- Colchete gancho (pelo menos um)
- Agulha
- Linha