Contente
Nem todo o móbile para bebês é adequado para qualquer tipo de berço, pois ele pode ter diferentes larguras e modelos variados de trilho. É importante para um pai, instalar o móbile de uma maneira que seja segura para o bebê, aproveitando todos os seus benefícios, como o estímulo visual e música relaxante para a soneca.
Móbiles nem sempre têm um tamanho que se adapta a todos os berços (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
Espessura do trilho
A espessura do trilho de um berço varia de acordo com o modelo dele. Alguns possuem as barras finas, que são mais adequadas para receberem os móbiles. Outras grades são grossas, o que pode fazer a instalação ser difícil. Caso não encontre uma área nos trilhos do berço em que o móbile seja fixado corretamente, provavelmente não será viável instalar a peça suspensa nele. Entretanto, é possível encontrar outra forma de prendê-lo, como na parede ou no teto. Para isso, certifique-se de que é seguro e que não vai cair sobre o bebê. Alguns móbiles também vêm com peças de fixação especiais, permitindo a instalação deles em trilhos mais largos.
Formato do trilho
Alguns trilhos do berço podem não ser uniformes entre cada um dos lados. Muitos móbiles são instalados ao longo do lado mais comprido do pequeno leito, que fica contra a parede. Esta posição dá ao bebê a melhor visualização do objeto suspenso. No entanto, há aqueles berços que podem ser transformados em uma cama normal e oferecem um trilho em forma de arco, ao longo da lateral do móvel. Um móbile, em geral, não se mantém preso com segurança caso esteja fixo nesta parte arqueada. Em vez disso, prenda-o no berço pelo lado mais estreito, pelo mais curto ou ao pé do leito.
Desenvolvimento do bebê
Enquanto alguns bebês ficam bem sem móbiles, quando são um pouco mais velhos. Outros podem se divertir por um longo período de tempo. No entanto, a maioria destes itens decorativos comunica aos pais a respeito da contraindicação do uso desses adereços nas situações em que o bebê já é capaz de ficar em pé e alcançá-lo. Ele se torna um objeto perigoso se a criança conseguir puxá-lo para baixo. Caso tenha um neném que ainda precisa do móbile para dormir, utilize um método de instalação alternativo, prendendo-o na parede ou suspenso pelo teto, onde o bebê não possa alcançá-lo e puxá-lo.
Estabilidade
Na hipótese de ter comprado um móbile de baixa qualidade ou de estar usando um que lhe pertencia quando ainda era um bebê, note que os métodos de fixação têm mudado ao longo dos anos. Portanto, é importante verificar a estabilidade dele antes de compartilhá-lo com o seu neném. Se não tem mais acesso às instruções de instalação, esta tarefa pode ser ainda mais difícil. Verifique a falta de peças nele. É melhor não usar um móbile que não tenha como ser instalado de acordo com as instruções do fabricante, tampouco aquele que não é possível ser fixado com segurança.