Contente
O pardal é um pequeno pássaro que é reconhecido internacionalmente como um prenúncio de boa ou má sorte, é visto na literatura e no folclore como um sinal de benevolência de Deus, um presságio de morte e um caçador de almas perdidas. Conhecido por seu tamanho pequeno (pode ter de 5 a 6 cm), os pardais foram introduzidos na América do Norte na década de 1850, onde eles continuaram a se tornar uma parte da paisagem urbana e rural americana.
Pardais são símbolos internacionais de boa e má sorte (sparrow image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)
Presságios de morte
Considerado como má sorte em muitas culturas europeias, um pardal adentrando uma casa é dito ser um sinal de morte iminente. Uma versão dessa superstição afirma que a pessoa que encontra o pardal na casa deve matá-lo, ou acabará morrendo. Em Kent, na Inglaterra, se um pardal é capturado, acredita-se que a pessoa que o capturou deve matá-lo ou seus pais irão morrer em breve. Outras versões da superstição do pardal, de acordo com o site "TarotCanada", incluem previsões de morte se o pardal entrar na casa e pousar em um piano.
Precursores do amor
Entretanto, superstições na Indonésia afirmam que o pardal traz boa sorte. Se um pardal entrar em uma casa, os indonésios acreditam que um casamento irá acontecer, e se uma mulher vê um pardal no Dia dos Namorados, ela irá encontrar a felicidade ao se casar com um homem pobre. Se um pardal entra em uma casa e constrói um ninho, ele vai trazer boa sorte. O chilrear de um pardal é prenúncio de chuva.
Simbolismo cristão
Segundo o site "Dream-God-Web", pardais são um símbolo do cristianismo, que representa o cuidado de Deus para com a menor das criaturas. Na Bíblia, os pardais foram frequentemente citados como uma oferta feita por uma pessoa humilde. Aves como pardais, águias e pombos eram símbolos da presença de Deus. Hinos cristãos, como "His Eye Is on the Sparrow", também usam a imagem do pardal para denotar a importância de todas as criaturas aos olhos de Deus.
Alma
De acordo com os antigos egípcios, os pardais pegavam a alma de pessoas que tinham falecido recentemente. Muitos marinheiros tatuavam a imagem de um pardal em seus corpos com a esperança de que o pardal pegaria sua alma, e a levaria para o céu se eles morressem enquanto estivessem no mar.
Sobrenomes
De acordo com o site SurnameDatabase, o sobrenome Sparrow é de origem anglo-saxônica e deriva do Inglês Médio "sparewe", ou pardal. Era um apelido para uma pessoa que era simples ou alegre, o sobrenome foi visto pela primeira vez em 1160, em Londres.