Contente
A neuropatia radicular é classificada em um grupo de doenças raras, chamado de neuropatia sensorial hereditária. São distúrbios degenerativos graves do sistema nervoso que acometem gerações e são causados por mutações genéticas. A neuropatia pode progredir para a completa perda de sensibilidade nas mãos e pés ou inflamações graves que eventualmente conduzem a ulcerações.
Conheça melhor os sintomas da neuropatia radicular (Jochen Sands/Digital Vision/Getty Images)
HSN-I
A neuropatia radicular chamada de HSN-I causa deficiências sensoriais completas para dor e temperatura, geralmente levando a lesões mutilantes e ulcerações nos dedos das mãos e dos pés que, eventualmente, precisam ser amputados.
HSN-II
Os sintomas da neuropatia radicular HSN-II começam com a inflamação e a perda da sensibilidade nos dedos das mãos e dos pés, com a formação de úlceras. A falta de sensação tende a resultar no negligenciamento das lesões, o que leva à necessidade de uma amputação. Essa é uma doença sistêmica que se inicia na infância.
HSN-III
A neuropatia radicular HSN-III está presente no nascimento e também apresenta como principal sintoma a incapacidade de sentir dor e temperatura nas extremidades dos membros.
Sintomas adicionais da HSN-III
A neuropatia HSN-III tem muitos sintomas adicionais, incluindo constipação, diarreia, vômitos, inibição de crescimento, repetidos episódios de pneumonia, convulsões e muitos outros.
HSN-IV
A neuropatia radicular HSN-IV causa atrofia e fraqueza muscular, principalmente nas penas e, ocasionalmente, nas mãos.