Contente
- Fatos
- Tipagem de sangue para transfusões
- Doação de glóbulos vermelhos duplos
- Incompatibilidade de Rh e gravidez
- Personalidade do O+
O sangue tipo O+ (O positivo) tem duas características principais: a ausência de antigênios sanguíneos A ou B e um fator de Rhesus (Rh) positivo. De acordo com a Cruz Vermelha Americana, o sangue O+ é o tipo sanquíneo mais comum, partilhado por 38% da população dos EUA.
Saiba um pouco mais sobre o tipo sanguíneo O+ (Getty Images)
Fatos
Há oito tipos comuns de sangue que um indivíduo herda baseado na combinação sanguínea de seus pais: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-.
Apenas certos tipos de combinações de sangue são compatíveis porque antígenos sanguíneos incompatíveis podem afetar o sistema imunológico do receptor de sangue.
Tipagem de sangue para transfusões
No caso de uma pessoa com sangue O+ precisar de uma transfusão — devido a trauma, cirurgia, câncer, doenças do sangue ou outras patologias — ela pode receber apenas sangue O+ ou O-. Como resultado, o sangue positivo tem alta demanda, ficando atrás apenas do sangue O negativo, que é usado em emergências, quando não há tempo para verificar o tipo de sangue de um destinatário.
Aqueles que possuem o tipo sanguíneo O+ podem doar sangue a qualquer um dos outros tipos de sangue positivos. De acordo com a Cruz Vermelha, isto significa: 84% da população pode receber suas células vermelhas do sangue, 100% da população pode receber suas plaquetas e 45% da população pode receber seu plasma.
Doação de glóbulos vermelhos duplos
Por causa da alta demanda, os indivíduos com um tipo sanguíneo O+ são incentivados a doar glóbulos vermelhos duplos. Trata-se de um processo automatizado em que uma máquina que extrai duas vezes o número de células vermelhas do sangue encontradas em uma unidade total de sangue e devolve os outros componentes (plaquetas e plasma) para o doador.
Segundo a Cruz Vermelha, as células vermelhas do sangue coletadas são mais usadas para beneficiar pacientes de trauma e cirurgia. Os indivíduos podem doar duplas células vermelhas uma vez a cada 112 dias, ou três vezes por ano.
Incompatibilidade de Rh e gravidez
Como mencionado anteriormente, a qualidade positiva ou negativa de um tipo sanguíneo refere-se ao seu fator Rh. Além da tipagem para as transfusões sanguíneas, a incompatibilidade de Rh é uma preocupação potencial durante a gravidez. Cerca de 85% das pessoas possui um Rh positivo, de acordo com um artigo publicado no site Kidshealth.org. Se uma mulher que possui um Rh negativo e um homem que possui um Rh positivo (incluindo O+) conceberem um bebê, há 50% de chance do bebê ter um sangue Rh positivo, fazendo com que o corpo da mãe produza anticorpos para atacar a substância estranha.
Embora antigamente a doença de Rhesus (eritroblastose fetal) tenha causado riscos significativos para a mãe e o recém-nascido, hoje os médicos previnem os possíveis problemas com a administração de duas globulinas de Rh imunes durante a primeira gravidez de uma mulher em situação de risco, afirma o artigo.
Personalidade do O+
Os japoneses acreditam que o tipo sanguíneo influencia a personalidade de cada um. As pessoas com sangue tipo O (independentemente do fator Rh) são consideradas por eles extrovertidas e confiantes, de acordo com um artigo da revista Science World. Muitos jogadores famosos de beisebol japoneses possuem o tipo sanguíneo O, acrescenta o artigo.