Contente
O teodolito é um instrumento utilizado para medir a altura de objetos que não podem ser medidos com instrumentos de medição convencionais, como réguas ou trenas. Os objetos medidos podem ser uma casa, uma árvore ou um foguete. Eles são popularmente usados na engenharia e em levantamentos topográficos. Pode-se construir um teodolito simples para experimentos científicos ou para uso próprio.
Instrumentos de medição de ângulos
Reunindo os materiais
Para construir um teodolito, será necessário transferidor, pino, corda, peso e um pedaço de papelão ou madeira que seja mais largo que o transferidor, cortado em formato retangular. Use um peso de pesca ou qualquer objeto pesado que encontrar em casa. Para usar o teodolito, precisará de uma tabela de tangentes, que pode ser encontrada em livros de trigonometria ou em sites (veja as Referências). Também será preciso de uma maneira de medir a distância até o objeto cuja altura esteja tentando determinar.
Construindo o teodolito
Alinhe a parte reta do transferidor com um dos lados do papelão ou da madeira retangular e use o pino para prendê-lo no lugar. O centro do transferidor deve ser colocado no centro do lado mais comprido do retângulo. Se tiver problemas para inserir o pino, use um martelo ou substitua-o por um prego pequeno. Amarre o peso a um dos lados da corda e o pino ao outro. Conforme você olhar a parte mais longa do retângulo, verá que a corda estará esticada para baixo, ajudando a encontrar o ângulo no transferidor.
Usando o teodolito
Para usar o teodolito, fique um pouco longe do objeto cuja altura deseja medir. Você precisará saber a distância ou o valor aproximado para os cálculos. Esse valor será o seu número de referência. Geralmente, estar mais longe é melhor do que estar muito perto, pois é mais fácil de enxergar todo o objeto. Olhe ao longo da borda mais longa do papelão ou madeira, alinhando-o com a parte superior do objeto que está medindo. Anote o ângulo indicado pela corda e procure por ele na tabela de medida de ângulos. Multiplique o valor pelo número de referência e terá a altura do objeto. Se o que estiver medindo não estiver parado em uma posição fixa, como, por exemplo, um foguete, terá um resultado mais preciso se várias pessoas medirem de lugares diferentes e ao mesmo tempo.