Contente
Existem vários tipos de lesões no ombro. Há também testes especiais que determinam que tipo de lesão ocorreu. Esses testes incluem exames físicos, raio-X e ressonância magnética, que muitas vezes seguem os sintomas de dor no ombro ou uma lesão óbvia.
Os testes especiais determinam que tipo de lesão ocorreu no ombro (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Lesões no ombro
As lesões muitas vezes resultam de esportes ou outras atividades físicas intensas, embora às vezes resulte de acidentes automobilísticos ou quedas. As mais comuns são: deslocamento, torção nos músculos ao redor do ombro, tendinite, rupturas ou fraturas e impacto. O teste é necessário em muitos casos para determinar a causa da dor ou lesão e proporcionar um tratamento adequado.
Exame físico
Um exame físico revela muito sobre o tipo de lesão que sofreu. Ele observa como o ombro reage aos movimentos que o paciente faz, incluindo o movimento de girar ou fazer grandes círculos com o braço para levantar objetos e se alongar. O exame físico também inclui um exame de palpação para verificar quaisquer anormalidades.
Raio-X
Um raio-X pode ser feito para determinar se a lesão resultou em uma fratura. O exame leva apenas alguns minutos para determinar se o osso do ombro sofreu algum dano.
Ressonância magnética
Uma ressonância magnética é outro tipo de exame de imagem para avaliar lesões. Ela proporciona uma representação visual do interior do corpo que mostrar ao médico se foram causados danos aos músculos ou tendões no ombro.
Teste provocativo
Depois do exame físico geral, se o raio-X e a ressonância magnética não fornecerem quaisquer informações sobre a lesão, pode ser realizado um teste provocativo. Ele requer um movimento especial ou manipulação de movimentos por parte do paciente, para analisar a resposta do ombro. O teste de Neer é um exemplo deste tipo de exame que exige a flexão forçada do braço. Quando ele provoca dor, muitas vezes a causa da lesão se deve a um impacto. Existem mais de 12 testes provocativos para lesão no ombro.