Contente
Os motores de carros são classificados de diferentes modos, incluindo o número de cilindros, tipo de combustível e disposição dos cilindros. Embora os motores variem em termos de fabricante e design, os tipos básicos continuam os mesmos.
Os tipos básicos de motores de carros são os mesmos. (engine image by goce risteski from Fotolia.com)
Tipo de combustível
Há dois tipos principais de combustível usados em motores de carros: gasolina e diesel. O combustível também serve para classificar o tipo de ignição no motor. As alternativas mais recentes à gasolina e ao diesel incluem eletricidade, etanol, metanol, hidrogênio, propano e gás natural.
Disposição dos cilindros
Os cilindros de um motor de carro são dispostos de diferentes modos: em linha ou em "V". Um motor em linha indica que os cilindros são dispostos em uma linha. A disposição em "V" traz duas linhas de cilindros lado a lado com o formato de um "V".
Número de cilindros
O número de cilindros em um motor varia entre 3 e 12. O número de cilindros também determina a quantidade de potência produzida pelo motor. Por exemplo, um motor de seis cilindros é mais potente que um motor de quatro cilindros.
Ignição
O tipo de ignição de um motor está relacionado a como o combustível entra em ignição no interior do motor. O combustível pode ser inflamado por velas ou pela compressão do ar até alcançar a temperatura de ignição. Os motores a gasolina usam ignição por velas, enquanto os motores a diesel são inflamados por compressão.
Arrefecimento
Sem o sistema de arrefecimento, os motores de carros destruiriam a si mesmos rapidamente em função das temperaturas extremas. Os motores podem ser resfriados a líquido ou a ar. Os motores resfriados a líquido são o padrão da indústria moderna e são resfriados por uma bomba d'água que circula água por todo o motor.