Contente
Esta doença é geralmente é adquirida geneticamente ou causada por deficiências imunológicas. A psoríase ungueal não é uma doença contagiosa e afeta homens e mulheres. Existem vários tratamentos disponíveis para esta doença que devem ser acompanhados por um médico, pois a psoríase ungueal (de unhas) pode levar a uma infecção fúngica das unhas.
Trate sua psoríase com acompanhamento médico (www.psoriasis.org)
Sintomas
A psoríase ungueal provoca pequenos buracos e rugosidades severas na superfície da unha, fazendo que ela aparente ter sido lixada grosseiramente. A unha pode desenvolver manchas amarelas e vermelhas por baixo da unha, podendo, também, começar a se soltar da pele.
Diagnóstico
Se suas unhas parecem estar infectadas ou estão doloridas, procure um médico. Ele poderá tirar uma amostra de sua pele para verificar se você tem psoríase ungueal ou se desenvolveu-se uma infecção fúngica.
Tratamentos médicos
Às vezes, parte da unha precisa ser removida. A remoção química envolve uma pomada que é colocada sobre as unhas durante uma semana. A unha vai cair por conta própria e haverá pouco ou nenhum sangramento. Ela também pode ser removida cirurgicamente.
Medicamentos
A aplicação das pomadas geralmente se dá sobre e ao redor da unha. Cremes esteroides e derivados de vitamina são comumente usados. Os esteroides também podem ser injetados sob a unha. Uma solução anti-fúngica pode ser prescrita caso haja uma infecção por fungo. Existe também um tratamento que consiste em medicamentos e exposição à luz ultravioleta.
Cuidado em casa
Tente evitar ferir suas unhas. Se a unha estiver frouxa, você pode cortá-la. Quaisquer cuidados com as unhas devem ser suaves, evitando, portanto, unhas artificiais e manicures. Tenha cuidado com a unha se ela estiver solta, pois ela poderá ser infectada. Aplique os medicamentos prescritos como indicado.