Contente
Muitas empresas têm começado a usar mais robôs no ambiente de trabalho conforme os avanços na tecnologia robótica foram feitos. Apesar dos robôs ainda não poderem realizar as funções que os humanos podem, eles são mais úteis agora do que nunca. O processo de uso de robôs no ambiente de trabalho pode oferecer às empresas e aos funcionários inúmeras vantagens.
O uso da robótica no ambiente de trabalho oferece inúmeras vantagens às empresas e aos funcionários (Comstock/Comstock/Getty Images)
Realização de tarefas perigosas
Uma das vantagens do uso de robôs no ambiente de trabalho e que eles podem reduzir o número de tarefas perigosas que os funcionários teriam que realizar. Os robôs podem adentrar tarefas com situações potencialmente perigosas e, ao mesmo tempo, realizá-las sem risco à saúde dos funcionários. Por exemplo, o exército americano possui robôs e veículos guiados por controle remoto que podem entrar em zonas de guerra sem haver nenhum risco à vida do soldado.
Redução de tarefas simples
Em diversos ambientes de trabalho, os funcionários gastam incontáveis horas fazendo atividades simples que poderiam ser melhor utilizadas em outros lugares. Por exemplo, em uma linha de confecção, os funcionários têm que andar para frente e para trás entre a área de armazenamento e a linha de montagem para recuperar os produtos. Com a ajuda de robôs, esses funcionários podem ser muito mais produtivos, pois não perdem tempo recuperando bens para o processo de confecção. Isso pode aumentar a produção da empresa e ajudar a ganhar dinheiro.
Redução de trabalho
Enquanto a redução de trabalho pode não ser de interesse dos funcionários, isso pode ajudar as empresas na linha inferior. Ao usar robôs para realizar diversas tarefas que funcionários com salários baixos fariam, pode-se poupar o dinheiro da empresa. Por exemplo, no ambiente hospitalar, alguns robôs são usados para transportar remédios e amostras de uma área para outra sem depender de humanos para fazê-lo. Isso pode reduzir custos para a empresa e pode ajudá-la a ser mais rentável.
Aumento de produção
Os robôs são frequentemente usados no ambiente de produção como parte do processo de montagem do produto. Por exemplo, fabricantes automotivos têm usado com êxito robôs por muitos anos. Um robô é colocado na linha de montagem e junta uma peça do maquinário antes de ser passado a um funcionário. Isso ajuda os funcionários a evitarem essas tarefas simples e pode também garantir que outros funcionários tenham muito o que fazer.