Contente
Uma úlcera venosa da perna é uma ferida crônica que não cicatriza e ocorre em indivíduos que têm problemas com veias nas pernas. A pressão se torna muito alta nas veias e isso causa ruptura de tecidos que geralmente ocorre em torno dos tornozelos. Se úlcera aparece, é comum que mais úlceras apareçam na perna se o problema subjacente não for curado. Indivíduos que não procuram tratamento podem desenvolver complicações, tais como uma úlcera que aumenta de tamanho, infecção ou, em casos extremos, perda de um membro.
Instruções
Úlcera venosa das pernas (flesh wound image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)-
Faça uma consulta com um médico especializado em doenças venosas. O médico não apenas tratará a úlcera, mas também determinará o que a causou.
-
Limpe as feridas diariamente para remover bactérias, pus ou restos de feridas e mantenha-as secas. Limpe as feridas com solução salina ou sabonete líquido antibacteriano. Use curativos esterilizados para facilitar a cicatrização da úlcera.
-
Use a compressão adequada. O médico ou enfermeiro ajudará a comprar o tipo certo de meias. Meias de compressão deverão ser adaptadas apropriadamente para fornecer 30 a 40 mmHg de pressão. A compressão ajuda a controlar o inchaço nas pernas e, assim, diminuir a pressão elevada em veias que drenam a úlcera.
-
Mantenha as pernas elevadas sempre que possível durante o dia para ajudar com o retorno do sangue venoso. Use travesseiros enquanto está sentado no sofá ou deitado na cama.
-
Tome fármacos anti-inflamatórios não esteroidais (NSAIDs) sem receita, tais como aspirina ou ibuprofeno. Isto diminui a resposta anti-inflamatória e ajuda com a dor.
-
Faça sua própria pesquisa a respeito de novas técnicas que estão sendo desenvolvidas para o tratamento de úlceras venosas.
Dicas
- Assim que perceba uma ruptura no tecido nas pernas, procure ajuda. Quanto menor for a úlcera, mais fácil é o tratamento. Evite qualquer tipo de trauma na úlcera mediante uso de uma almofada de espuma sobre a úlcera.
O que você precisa
- Sabonete antibacteriano
- Solução salina
- Toalhas limpas
- Curativos estéreis, tais como 4-por-4s, almofadas de espuma e Kerlix
- Fita
- Meias de compressão
- Almofadas
- Fármacos anti-inflamatórios não esteroidais