Contente
Em uma era de globalização e comunicação digital, a habilidade em articular ideias tem se tornado proeminente. Mesmo com o uso da linguagem corporal e da interação direta, a articulação é uma uma via de mão-dupla, uma vez que é preciso adaptar os meios ao estilo de comunicação do destinatário. Quando você adiciona comunicação impessoal à mistura, a forma como você articula suas ideias fica mais importante e o objetivo passa a ser o mais claro e conciso possível.
Instruções
Articular ideias efetivamente pode aumentar sua clareza de comunicação (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)-
Construa a ideia que você quer expressar completamente na sua cabeça antes de articulá-la. Sem uma ideia totalmente assimilada, o conceito que você está tentando transmitir também ficará incompleto. Fazer uma pausa em alguns momentos, antes de articular seus pensamentos, pode firmar o conceito que você quer expressar e ajudar a ilustrar uma figura muito mais clara.
-
Identifique os temas-chave e as mensagens que você quer transmitir. Uma articulação eficiente se baseia na comunicação clara e concisa dos temas-chave inerentes a uma ideia. Saber quais são estes temas permite a você comunicá-los efetivamente e evitar a armadilha de se desviar do assunto ou sair pela tangente. Uma vez expressados os conceitos e posições centrais, você poderá adicionar quantos detalhes mais sejam necessários.
-
Procure entender o ponto de vista do ouvinte. Mensure as opiniões, experiências e pontos de vista com os quais você pode se deparar, assim como o estilo de comunicação da pessoa. Esta é uma ferramenta valiosa para articular-se de um jeito que os outros possam entender; só porque você se comunica, não quer dizer que você é automaticamente compreendido pelos outros. Aprenda como alcançar o público-alvo com a sua ideia e articule-a de forma adequada. Isto também envolve ter que se livrar de noções pré-concebidas e estar aberto a novos pontos de vista.
-
Estimule o retorno das pessoas para as quais você está articulando suas ideias. Envolva o seu ouvinte e esteja aberto à reinterpretação da sua ideia, para adequar ao público-alvo. O retorno individual pode ser uma ferramenta de valor imensurável para afinar e moldar não somente a articulação da ideia, mas potencialmente a ideia em si.
-
Exercite o seu vocabulário. Ele é como um músculo; exercícios o expandirão e fortalecerão. Aprenda novas palavras para articular a ideia desejada de uma forma mais eficiente. Isto não significa procurar palavras extremamente complexas, mas sim usar palavras efetivas que possam sintetizar claramente uma ideia.
Dicas
- Esteja você falando em público ou escrevendo um e-mail, tirar um tempo antes de comunicar a mensagem pode ajudá-lo a ser mais eficiente.
- Pratique esses passos na comunicação diária para que fiquem naturais.