O que são bastonetes e cones no olho humano?

Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
O que são bastonetes e cones no olho humano? - Artigos
O que são bastonetes e cones no olho humano? - Artigos

Contente

Bastonetes e cones são receptores fotossensíveis localizados na parte de trás do olho. O olho humano contém entre 5 e 7 milhões de cones, já os bastonetes possuem um número entre 110 e 130 milhões.


Entenda o que são os bastonetes e cones no olho humano (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Função

Os bastonetes e cones são essenciais para a visão. Juntos, eles detectam o movimento, luz e cor, além de passar essas informações para o cérebro.

Bastonetes

Os bastonetes são células altamente sensíveis na parte mais exterior da retina (o revestimento no fundo do olho). Eles são usados em áreas de luz baixa e são mais sensíveis à luz, formas e mudanças de movimentos. Eles não detectam cores.

Cones

Os cones ficam localizados na fóvea central (área central da retina). Eles são menos sensíveis do que os bastonetes e precisam de muita luz. Eles são essenciais para a capacidade de distinguir cores.


Tipos de cones

Existem três tipos diferentes de cones, os que detectam comprimentos de ondas de luz curtos (S), médios (M) e longos (L).

Daltonismo

O daltonismo ocorre quando, devido à genética, um ou mais tipos de cones são debilitados.

Curiosidade

Como os bastonetes ficam na parte mais exterior do olho, sua visão periférica é mais sensível à luz baixa do que sua visão central.