Contente
Brincar de se esconder é mais do que um jogo bobo para você e seu bebê, pois também ajuda no desenvolvimento cognitivo do seu filho. Os bebês são maduros o suficiente para entender o jogo de esconder com mais ou menos oito meses. Esse é um ensinamento de pouca manutenção, barato e que ajuda a fortalecer seu laço afetivo com seu filho. Além desses benefícios, ele ajuda a criança a aprender a lição da "permanência do objeto" e outras habilidades cognitivas dessa idade.
Esconder-se não é apenas divertido para seu bebê, mas também o ajuda a desenvolver habilidades cognitivas importantes (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Como brincar
Basicamente, o jogo de esconder envolve esconder um objeto — o seu rosto, ou você inteiro — da vista do bebê. Usando as suas mãos, um pedaço de tecido ou um travesseiro ou ao se esconder atrás de uma parede, esconda-se do bebê. Então, depois de um período breve, revele-se novamente. Nesse momento, você também pode dizer "achou" se desejar.
Benefícios da brincadeira
Brincar com bebês é divertido e aumenta os laços afetivos. Mas especialistas no desenvolvimento infantil determinaram benefícios específicos da brincadeira. Ela ajuda a ensinar o conceito da "permanência do objeto". Isso significa que o bebê começa a entender que às vezes as coisas estão ali, às vezes não estão e às vezes parecem não estar, mas é temporário. O jogo também incentiva o bebê a se focar no seu rosto, o que ajuda a começar a desenvolver a compreensão de expressões emocionais diferentes e o que elas significam. Além de desenvolver habilidades motoras, já que o bebê geralmente terá que virar a cabeça conforme você se retira e reaparece.
Variações do jogo
Conforme seu filho amadurece fisicamente e intelectualmente, você pode jogar outras variações mais difíceis. Você pode se esconder atrás de uma cadeira ou outro objeto grande e então chamar o nome do bebê, encorajando-o a engatinhar até encontrar você. Considere também usar utensílios — como seu brinquedo favorito — e escondê-los. Enquanto o bebê o está observando, esconda um ursinho de pelúcia embaixo de um cobertor. Pergunte para ele: "Cadê o ursinho?". Depois, revele o lugar, repetindo esse processo até que seu filho entenda o jogo.
Outras brincadeiras para bebês
Uma brincadeira educacional para bebês pode ser tão simples como fazer caretas. Bebês amam observar os rostos e conforme você passa um tempo nessa atividade com seu filho, você não apenas ficará mais ligado a ele, mas também ensinará o básico da socialização, já que ele aprende a responder às suas feições.