Contente
O Six Sigma é uma metodologia de melhoria de processos usada para eliminar os defeitos de um produto ou processo. O Índice de capacidade do Processo (CPK) é uma medida utilizada no Six Sigma. O CPK é um reflexo de quão bem o processo ocorre dentro dos limites superior e inferior de controle. Quanto maior o CPK, maior o controle do processo. Trata-se dos limites em que seriam esperadas praticamente todas as ocorrências de um processo.
Instruções
Calcule a capacidade do processo de atender às necessidades dos clientes (rising graph image by Mats Tooming from Fotolia.com)-
Subtraia do limite superior de controle (UCL) a média. A fórmula é (UCL - média). Para este exemplo, a UCL é de 50 e a média é de 44, logo, temos (50 - 44). O resultado é 6.
-
Multiplique o desvio padrão por 3. O desvio padrão para este exemplo é 0,971. O resultado é 2,913.
-
Divida o numerador 6 por 2.913; a fórmula é 6/2.913. O total é 2,06. A fórmula completa é: (UCL - média) / 3 (desvio padrão).
-
Subtraia o limite de controle inferior (LCL) da média. A fórmula é (média - LCL). Para este exemplo, a LCL é 40 e a média é de 44. O resultado é 4.
-
Multiplique o desvio padrão por 3, sendo 3 x 0,971. O resultado é 2,913.
-
Divida o numerador 4 por 2,913; o resultado é 1,37. A fórmula completa é: (média - LCL) / 3 (desvio padrão).
-
Selecione o menor dos dois valores para determinar o CPK. O CPK para esta amostra é de 1,37, o que significa que o processo está em 4 sigma ao invés de 6 sigma.
Dicas
- Por ser necessária em ambas as fórmulas, calcule a média em primeiro lugar. A fórmula para a média é o total dos valores individuais dividido pelo número de valores individuais. O cálculo para a UCL e LCL são os limites de controle (CL) mais 3 vezes o desvio padrão; por exemplo, UCL + 3 (desvio padrão). As fórmulas para derivar os cálculos Six Sigma estão disponíveis no Excel.
Aviso
- Não se apresse com os cálculos. Aproveite o tempo para verificar os resultados.