Contente
- Instruções
- Tanque de água ventilado
- Densidade específica maior (1,1)
- Tanque pressurizado
- Dicas
- Aviso
- O que você precisa
Sentir a pressão hidrostática é uma maneira precisa e confiável de saber a altura de um líquido em determinado tanque. Isso é baseado no princípio de que a água, ou qualquer outro líquido de gravidade conhecida, exerce determinada pressão no fundo do recipiente, aumentando juntamente com o nível. Enquanto o método é usado primariamente para níveis de água, ele pode ser modificado para medir o nível de outros líquidos, ao conhecer sua densidade, assim como em reservatórios pressurizados, onde a pressão estática é conhecida.
Instruções
O nível em qualquer tanque pode ser calculado através da pressão hidrostática (Blue Water Tower image by Jim Mills from Fotolia.com)-
Defina a aplicação. Neste exemplo, um tanque de plástico está sendo usado para armazenar água da torneira, com propósitos de emergência. O tanque possui 2,43 m de altura e está a 15,25 cm do chão em um suporte que permite que um cano de plástico saia do fundo do tanque. Um medidor de pressão preciso, que vai de zero a 6,8 x 10ˆ4 Pa mede exatamente 2,1 x 10ˆ4 Pa. A partir desta informação, você pode calcular o nível.
Tanques de plástico ventilados possuem a pressão no fundo (ãà çîâà ÿ êîòåëüÃà ÿ image by YURY MARYUNIN from Fotolia.com) -
Converta a medida de 2,1 x 10ˆ4 Pa para pressão centímetros de água (cmH2O). Sendo que 70 cm H2O são iguais a 1 Pa, então a pressão é 2,1 x 10ˆ4 Pa x 70 cm H2O/Pa = 2,10 m H2O.
-
Calcule o nível exato de água baseado em gravidade específica de 1,0. Pegue a pressão convertida, 2 m H2O/1,0 = 2 m.
Tanque de água ventilado
-
Defina o cálculo para densidade específica maior. Neste caso, o mesmo tanque ainda possui 2,1 x 10ˆ4 Pa, mas, desta vez, o tanque contém uma solução de água e sal com densidade de 1,1. Você pode calcular o nível através do valor da pressão com a informação adicional.
Tanques químicos podem conter soluções com densidades maiores do que a da água (chemical storage image by Jeff Dalton from Fotolia.com) -
Converta a medida de 2,1 x 10ˆ4 Pa para pressão centímetros de água (cm H2O). Sendo que 70 cm H2O são iguais a 1 Pa, então a pressão é 2,1 x 10ˆ4 Pa x 70 cm H2O/Pa = 2 m H2O.
-
Corrija a leitura da pressão para compensar a densidade aumentada. Dividindo os 2 m H2O pela densidade de 1,1 resulta em um nível de 1,92 m. O valor menor é resultante do maior peso do líquido por centímetro de altura exercendo a mesma pressão do que um nível maior de um líquido mais leve.
Densidade específica maior (1,1)
-
Defina o nível da aplicação. Neste exemplo, um tanque de água pressurizado com uma densidade de 1,02 possui dois medidores de pressão de zero a 6,8 x 10ˆ4 Pa, um no topo e outro no fundo. Se o do topo ler 2,7 x 10ˆ4 Pa e o do fundo ler 5,2 x 10ˆ4 Pa, você pode calcular o nível usando a diferença de pressão.
Um tanque pressurizado antigo com terminações arredondadas (a photo of an old and neglected fuel tank image by Olga Rumiantseva from Fotolia.com) -
Calcule a pressão no fundo do tanque devido ao nível de água somente. Considerando que o medidor de pressão do topo não possui água acima dele, sua leitura é da pressão do tanque somente. Subtraindo a leitura do medidor de cima da leitura do medidor de baixo resulta em uma pressão de 2,5 x 10ˆ4 Pa.
-
Converta a medida de 2,5 x 10ˆ4 Pa para a pressão em cm H2O. Considerando que 70 cm H2O são iguais a 1 Pa, a pressão é 2,5 x 10ˆ4 Pa x 70 cm H2O = 2,46 m H2O.
-
Calcule o nível do tanque dividindo a pressão pela densidade específica. Substituindo os valores, 2,46 m H2O/1.02 = 2,41 m.
Tanque pressurizado
Dicas
- Mudanças de temperatura podem alterara a densidade específica e afetar os cálculos.
- Medir pressões diferenciadas em uma altura específica pode ser usado para calcular a densidade específica.
Aviso
- Tanques pressurizados podem danificar instrumentos sensíveis de pressão. Sempre use instrumentos que possam lidar com a aplicação.
O que você precisa
- Calculadora