Contente
Qualquer mudança significativa no comportamento do cão pode indicar um problema maior. O sacudir a cabeça repetidamente pode indicar um simples problema no ouvido ou, com outros sintomas, pode ser um dos primeiros sinais de trauma de crânio grave. Uma breve verificação das orelhas, dos olhos e do comportamento por um veterinário pode salvar a vida do cão ou pelo menos aliviar os sintomas que se agravam e trazem desconforto.
Sacudidas de cabeça repetidas devem ser levadas a sério (Comstock/Comstock/Getty Images)
Doença do ouvido
Doença do ouvido é uma condição comum em cães, e reconhecer os sintomas iniciais previne que o cão aflito passe por dor e desconforto. Cheiro desagradável, vermelhidão no canal auditivo e secreção amarronzada com frequência são visíveis em infecções fúngicas e bacterianas. Também podem ser observados aumento de irritabilidade e agressividade. A falha em tratar a infecção leva a problemas internos do ouvido, causando perda de audição e de equilíbrio. As orelhas podem estar quentes ao toque, e o cão pode coçar e esfregá-las, bem como sacudir a cabeça violentamente.
Ácaros na orelha ou objetos estranhos
Se em uma inspeção física houver cascas escuras visíveis no canal auditivo, ácaros podem ser o problema. Uma infecção forte pode causar coceira intensa, que leva a esfregar, arranhar e sacudir a cabeça, com um eventual sangramento que pode deixar o cão mais suscetível a infecções bacterianas. Infecções também podem ser causadas por carrapichos, pequenos gravetos ou até mesmo sementes que entrem no canal auditivo, os quais terão de ser removidos por um veterinário.
Tratamento e prevenção
Uma visita ao veterinário garante que o tratamento e disgnóstico sejam corretos. Dependendo do problema, ele pode prescrever antibióticos ou medicação antiparasitária, embora muitas infecções graves exijam que o cão seja sedado para uma limpeza completa do ouvido. Após curada a infecção, o veterinário dará recomendações de como evitar reinfecção. Algumas raças, como as de orelhas caídas, por exemplo, são mais suscetíveis a doenças do ouvido, e irão precisar de limpeza no ouvido com uma solução toda semana. Ocasionalmente, essa condição pode iniciar como uma reação alérgica à comida, que precisará ser evitada, ou a alérgenos ambientais.
Dano neurológico
Com menor frequência, o sacudir a cabeça indica transtorno neurológico severo. Alguns são hereditários e incuráveis, mas outros, se diagnosticados adequadamente, podem ser tratados. Às vezes, pode ser um efeito colateral de medicação, sinal de trauma no crânio ou ingestão de substância tóxica. O veterinário irá solicitar exames de sangue, e se suspeitar de lesão no crânio, raio-X.