Contente
O uso de cartão de crédito está cada vez mais comum, no Brasil. Atualmente, cerca de 26,4% dos gastos das famílias brasileiras é feito por esse meio, sejam eles de débito ou crédito. Muito prático e fácil de usar, o cartão é perfeito para pagamentos em parcelas ou gastos de última hora, quando a pessoa não está com dinheiro na mão. Porém, a facilidade de crédito e o consumo desenfreado através dessa modalidade de pagamento podem acabar gerando dívidas e comprometer o orçamento familiar. Saiba como utilizar o cartão de crédito!
Instruções
Cartões de créditos vieram para facilitar nossa vida, mas podem se transformar em vilões (BananaStock/BananaStock/Getty Images)-
O primeiro passo para usar o cartão de crédito é pedi-lo para seu banco. Entre em contato com a sua instituição financeira e veja qual cartão combina mais com seus gastos e seu orçamento, além de qual a melhor data para o vencimento da sua fatura. Alguns sites e redes de supermercado também possuem cartões próprios. Caso prefira esses modelos, é necessário preencher uma ficha e espera a aprovação do seu cadastro.
-
Com o cartão de crédito em mãos, é necessário antes desbloqueá-lo com seu banco, para sua maior segurança. Faça isso através de algum caixa eletrônico ou pelo telefone e aproveite para escolher uma senha para ele. Depois disso, você estará pronto para usá-lo.
-
Verifique no estabelecimento em que você fará compras se eles aceitam a bandeira do seu cartão. As mais conhecidas são Visa, Mastercard e American Express, porém nem todos lugares trabalham com todas elas.
-
Depois de fazer a compra, entregue o seu cartão para o caixa, garçom ou funcionário responsável. Ele passará o cartão na máquina e perguntará se você pagará em uma ou mais parcelas. Escolha o número de parcelas que for mais conveniente e digite a senha. Depois da autenticação eletrônica, sua compra estará feita.
-
Pague o total da sua fatura do cartão na data correspondente assim que ela chegar na sua casa. Você também pode configurar para receber sua fatura por e-mail.
-
Negocie o valor da anuidade do cartão de crédito com seu banco. Muitos deles cobram taxas altas, que podem diminuir bastante após uma negociação com o gerente. Clientes mais antigos acabam tendo anuidade grátis. Compare os diferentes valores das instituições financeiras e pechinche!
Cartão de crédito deve ser usado com sabedoria
Dicas
- Pague sempre o valor total da sua fatura e evite fazer dívidas com seu cartão. Os juros cobrados neles são altíssimos e podem fazer seu saldo devedor dobrar no decorrer de poucos meses.
- Não divulgue a senha do cartão para ninguém.
- Configure para que a fatura do cartão seja debitada automaticamente na sua conta corrente. Assim você evita pagar juros ou multas por atraso.
- Veja com seu banco como é o programa de pontos do cartão. Algumas instituições dão pontos a cada compra feita por você e depois possibilitam trocar sua pontuação por prêmios e passagens aéreas.
Aviso
- Tome cuidado com o limite do seu cartão de crédito. Não ultrapasse esse valor, pois seu banco aplicará uma multa e você ficará impossibilitado de fazer compras.
- Tenha muito cuidado ao usar o cartão ao fazer compras pela internet. Verifique se o site das compras é seguro e conhecido.
- Evite ter vários cartões de crédito e acumular dívidas em vários deles. Tenha no máximo dois: um para uso normal no dia a dia e outro para emergências.
O que você precisa
- Cartão de crédito
- Senha
- Documento como R.G. ou C.P.F.