Contente
- Entendendo a filtração do cascalho
- Cuidando do lago com fundo de cascalho
- Escolhendo o tipo de cascalho
- Dicas
Ao construir um lago para as carpas, pode ser difícil decidir sobre qual fundo utilizar. As lojas de animais oferecem diversas opções, desde a pedra até o cascalho para um revestimento mais suave. Existem muitos tipos de cascalhos, e para escolher um, é necessário entender as opções, bem como o modo que a carpa irá interagir com ambientes diferentes. A principal prioridade é a saúde e a longevidade dos animais, sendo assim procure informações antes de começar a construir o habitat.
As carpas podem viver até 100 anos se receberem cuidados adequados (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
Entendendo a filtração do cascalho
Os cascalhos são uma boa escolha para colocar no fundo do lago de carpas, pois eles agem como um filtro natural e capturam os restos de alimentos que afundam. As carpas se alimentam de micro-organismos que vivem sob o piso do cascalho. Um ambiente com muita atividade biológica é saudável para elas, algo que é promovido por este tipo de revestimento. Além disso, deixa o lago com uma aparência mais natural. Pode-se adicionar rochas grandes para melhorar as propriedades favoráveis.
Escolha o chão adequado para a carpa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Cuidando do lago com fundo de cascalho
A maioria das pessoas consideram a filtração de cascalho fácil de ser mantida, porém, pode se tornar um desafio conservar adequadamente. Uma parte importante da manutenção, é saber exatamente que tipo que está sendo usado, entender os cuidados necessários dele e da carpa. Independente do tipo de revestimento que escolher, terá que fazer uma limpeza completa de uma a três vezes por ano. Sendo assim, pode ser feita a filtração externa, que requer desentupimento frequente.
Escolhendo o tipo de cascalho
Existem inúmeras marcas de cascalho de qualidade para comprar. Algumas marcas são mais recomendadas do que outras, como por exemplo a Dancor (Brasil), Bio Lyte (produto importado) e Schultz Aquasoil (produto importado). Muitos desses cascalhos são, na verdade, pedaços pequenos de terracota. Granito e cascalho íngreme são boas opções. Alguns criadores de carpas adotam as areias usadas para gatos, porém, sem aditivos. A marca que pretender comprar depende da disponibilidade local, lembre-se de não adquirir produtos feitos com materiais sintéticos. Se possível, use pedras e cascalhos de aragonita, pois, além de melhorar as propriedades estéticas, garante que os produtos não sejam feitos a partir de substâncias químicas e que não carreguem organismos não-nativos do ambiente.
Dicas
Às vezes, os produtos que se dizem ser de cascalho são, na verdade, feitos de pedras esmagadas de rios. É melhor evitar esse tipo de pedra porque, ao contrário do convencional, essas pedras podem conter muito ferro, o que pode ser prejudicial às carpas.
Pesquise os elementos encontrados nas pedras dos rios, para determinar os benefícios para a carpa (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)