Contente
Os suricatos, mamíferos nativos da África, sobrevivem através de qualquer sustância que conseguem retirar de seus habitats normalmente áridos. Mesmo quando criados em cativeiro, como em um zoológico, os animais mantêm uma dieta semelhante a dos suricatos selvagens. Sua dieta regular e constituída principalmente por insetos, mas suricatos consomem outros alimentos quando sua sobrevivência estiver ameaçada.
Suricatos normalmente vivem em climas quentes e áridos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Insetos
Insetos constituem a maior parte da dieta dos suricatos. Insetos comuns consumidos por suricatos incluem cupins, larvas e besouros.
Répteis
Suricatos também se alimentam de pequenas cobras. Ovos de cobras, quando deixados desprotegidos, também são consumidos pelos animais.
Pássaros
Pássaros lentos e pequenos também são presas para os suricatos. Eles também comem ovos de aves, se deixados sozinhos no ninho.
Mamíferos
Alguns suricatos alimentam-se de pequenos ratos e camundongos como parte de sua dieta regular. Isso acontece principalmente em zoológicos.
Aracnídeos
Escorpiões são presas fáceis para suricatos famintos. Como o veneno dos escorpiões não afetam suricatos, eles podem comer esses aracnídeos sem medo de sofrer lesões graves, ficar doente ou morrer.
Centípedes
Suricatos frequentemente caçam centopeias e diplópodes quando procuram uma refeição fácil.
Plantas
Embora sejam raras no habitat natural do suricatos, plantas e folhas também servem como alimento. Raízes de plantas, caules subterrâneos e frutas também contribuem para parte da dieta dos suricatos.